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Compra em outros estados. Será que sempre vale a pena?

09/06/2021   |   SEM CATEGORIA

Você já parou para pensar que faz muito mais sentido se buscarmos fornecedores locais? Não? Hoje vamos te mostrar o porquê essa escolha é tão vantajosa para o seu negócio.

 

 Já de início te falamos que esta é uma ótima maneira de fomentar a economia local ao contribuir com o aumento do emprego, valorizar a região e promover desenvolvimento social.

 

 Por isso vamos dedicar o nosso conteúdo para te explicar quais são as vantagens de começar a agir desta forma no seu negócio. Continue lendo este material!

 

 

Comprar produtos de fora do estado é mais barato! Será mesmo? E se tiver impostos a mais?

É muito comum vermos situações em que o preço praticado em outros estados é mais atraente do que o ofertado pelos fornecedores locais. Ainda mais com tanta tecnologia disponível, hoje é muito mais simples e rápido negociar com qualquer região do país.

 

Mas será que o preço é tudo o que devemos levar em consideração? E se houver outros fatores a serem ponderados?

 

Como você deve saber, o frete é dos pontos adicionais a serem considerados na compra, além de possíveis seguros, despesas acessórias, e também o IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS).

 

Esse imposto também pode ser um custo adicional quando houver compra de produtos oriundos de outros estados, e a sua alíquota varia de acordo com sua finalidade: se forem mercadorias para revenda ou material de uso e consumo da empresa.

 

Considere que o ICMS incide sobre os produtos, e não sobre as notas fiscais. Todo produto tem uma NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), que podem ser abordadas de maneiras diferentes de acordo com a lei de cada estado.

 

Por exemplo, se um produto X tem um tratamento no estado de Goiás, e tem outro tratamento no estado do São Paulo, ao chegar em solo paulista este produto deverá ser tratado com a legislação do São Paulo e não a de sua origem. Isso pode acabar gerando um valor de imposto a pagar, caso os tratamentos sejam diferentes.

 

Por que valorizar fornecedores locais?

 

Se antes já era importante valorizarmos aqueles fornecedores que estão perto de nós, imagine este ano em que o mundo parou devido à Covid-19. Empresas precisaram cumprir os decretos estaduais e municipais e fechar as portas como forma de conter o avanço do coronavírus.

 

Todos os empreendedores que não mediram esforços para manter os seus negócios, que seguiram todos os protocolos de saúde precisam ter o seu trabalho valorizado. A seguir vamos te explicar o porquê.

 

 

Então o que sua empresa ganha por comprar de comércios locais? 

 

Redução de custos logísticos

Este é o primeiro benefício sentido pelas empresas. Ainda mais para aquelas que buscam diminuir gastos no seu processo, e para isso devem pensar estratégicamente e traçar objetivos e tetos para o seu depaetamento financeiro.

 

O que vemos na prática são empresários que se esquecem de contabilizar o quanto optar por fornecedores locais os faria economizar.

 

Vamos pensar nisso? Além de não existir o valor do frete (que não costuma ser barato), não será preciso que seu insumo ou produto tenha que percorrer longas distâncias para chegar ao destino, sem mencionar que o tempo de espera seria drasticamente reduzido.

 

 

Redução de estoque

Se você entende como se gerencia um estoque com certeza já se deparou com situações que demandaram serenidade e pensamento estratégico.

 

Ao comprar de fornecedores que sejam de outras regiões do país você está trazendo para si mais uma preocupação e mais um risco para adquirir a quantidade correta e no prazo que você necessita.

 

Esta será uma dor de cabeça a menos para quem adquire seus produtos de fornecedores locais. Uma vez que o deslocamento é facilitado, não será preciso que você obtenha grandes volumes, exatamente por ser uma chance de ter essas mercadorias em mãos em pouco tempo.

 

 

Agilidade nos processos da sua empresa

Todo empreendedor sabe que uma das maiores dificuldades de quem se aventura pelo empreendedorismo é encontrar fornecedores que não apenas ofereçam produtos de qualidade como atendam às suas expectativas em relação a preço, e atendimento também.

 

Por isso valorize quem está perto de você, e pode te ajudar em aspectos como prazo e preços acessíveis. E tem mais: essa proximidade possibilita mais diálogo, que você sane todas as dúvidas e até mesmo que este retorno venha de maneira mais rápida.

 

Isso sem mencionar que o tempo gasto durante as compras será muito menor, fator que vai auxiliar na melhora de todo o fluxo de seus processos internos. Além do mais, empresas eficientes buscam constantemente meios de otimizar o seu processo (Como otimizar processos industriais com o Lean Manufacturing).

 

Com um bom planejamento de compras e pesquisa você poderá encontrar parceiros de negócios pertinho de você, e de quebra ainda fomentar a economia do seu entorno!

 

 

Mais indicações para o seu negócio

Parcerias são fundamentais para qualquer empresa. São elas que possibilitam fazer networking, ampliar o mercado de atuação e atingir diferentes públicos, além de serem o motor das indicações para novos clientes.

 

Existe marketing mais barato do que esse? E a grande vantagem é que esses clientes já vêm com uma boa imagem do seu negócio, o que aumenta a chance de que eles continuem comprando os seus produtos por um longo tempo.

 

 

Conclusão

As grandes empresas têm processos muito rígidos, e cabe aos clientes se encaixar neles. Já os comércios locais costumam oferecer um serviço mais personalizado e moldado para cada demanda.

  

Dessa forma, seu negócio pode conseguir desde instruções para uma melhor experiência de compra, possibilidade de customizar pedidos, experimentar antes de adquirir, até reduções reais, que façam a diferença no seu orçamento.

 

Muitos empresários tentam justificar a compra fora de sua localidade utilizando o discurso de que são mais baratos. Mas você já parou para pensar que ao comprar na sua região você poupará custos com deslocamento, além disso as chances de você conseguir ofertas especiais são muito maiores, o que, muitas vezes, compensa.

 

E por fim, talvez o que seja mais relevante é o fato de dar suporte a empresas que, assim como a sua, vivem na pele as dificuldades de sobreviver em um mercado tão hostil.

 

O que você achou do nosso artigo? Você tem esse costume de apoiar os negócios da sua região?

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