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Investimentos em infraestrutura visam impulsionar escoamento da safra agrícola no Brasil

16/02/2024   |   NOTÍCIAS

Investimentos em infraestrutura visam impulsionar escoamento da safra agrícola no Brasil

Os Ministérios dos Transportes, de Portos e Aeroportos, e da Agricultura e Pecuária divulgaram as ações prioritárias para o escoamento da safra de grãos 2023/2024. No entanto, segundo o setor, tais medidas não terão impacto imediato no valor do frete ou na melhoria do escoamento da produção agrícola.

Essa perspectiva indica que apesar das ações anunciadas, ainda há desafios a serem enfrentados para otimizar o transporte e escoamento dos grãos produzidos.

O diretor-executivo do Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz, explicou que a maior parte dos investimentos anunciados será direcionada para obras em andamento, o que não resultará em benefícios imediatos para a safra atual.

 

No entanto, Vaz ressalta a importância de manter os recursos alocados para garantir a continuidade e conclusão desses projetos. Essa análise sugere um entendimento sobre a necessidade de investimentos contínuos para aprimorar a infraestrutura logística e resolver desafios de escoamento da produção agrícola.

Para o ano de 2024, o Ministério dos Transportes planeja investir R$ 4,7 bilhões em rodovias e ferrovias voltadas para o escoamento da produção agrícola. Além disso, o Ministério de Portos e Aeroportos destinará mais R$ 639 milhões para projetos em terminais fluviais, hidrovias e portos. Durante o anúncio, o ministro Carlos Fávaro destacou a importância dessas malhas de escoamento, afirmando que uma infraestrutura eficiente é fundamental para influenciar os preços de forma significativa. Esses investimentos visam melhorar a logística de transporte e contribuir para o desenvolvimento do setor agrícola.

Edeon Vaz, representante do Movimento Pró-Logística, destaca que o licenciamento ambiental é uma das barreiras para o avanço das obras de infraestrutura. Ele reconhece os esforços do governo nessa questão, porém solicita mais agilidade nas autorizações. Vaz menciona que algumas rodovias aguardam o licenciamento para iniciar as obras, citando exemplos como a BR-242 e a BR-158 no Mato Grosso, e a adequação de capacidade da BR-158 no Pará.

 

Essa observação ressalta a importância de conciliar o desenvolvimento da infraestrutura com a preservação ambiental, visando minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente.

Durante a apresentação, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o ministério está empenhado em agilizar as liberações de licenciamento, mencionando projetos como a BR-158 e a BR-242 em Mato Grosso, a BR-135 na Bahia e a BR-242 em Tocantins.

Em relação ao escoamento da safra pelo Arco Norte, o governo destaca o aumento significativo na movimentação de milho e soja em 2023, atingindo 51,5 milhões de toneladas em comparação com 45,4 milhões em 2022.

Os investimentos previstos para essa região totalizam R$ 2,6 bilhões, abrangendo melhorias em rodovias, ferrovias, hidrovias e portos nos estados do Norte e Nordeste. Essas medidas visam fortalecer a infraestrutura logística e impulsionar o escoamento da produção agrícola.

O representante do setor logístico ressaltou a importância do Arco Norte, destacando seu notável crescimento nos últimos anos. Ele enfatiza que, em 2009, o volume de exportação pela região era de 7,2 milhões de toneladas, enquanto no último ano alcançou 61,1 milhões de toneladas.

Esse aumento é atribuído às melhorias nas rodovias, e agora, o foco está na implantação de hidrovias e na continuidade do aprimoramento das rodovias e da expansão das ferrovias. Essa perspectiva evidencia a relevância da infraestrutura logística para o escoamento eficiente da produção agrícola e o desenvolvimento econômico regional.

 

FONTE: Ponto e Virgula Notícias

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