Tudo o que Você Precisa Saber sobre ESG: Como as Empresas Estão Mudando o Mundo e os Investimentos
06/10/2023 | ARTIGOS AUTORAIS
Até pouco tempo atrás, indústria e preocupações com o meio ambiente pareciam estar em lados opostos. No entanto, nos últimos anos, as empresas perceberam que adotar práticas mais ecológicas e uma melhor governança pode ser benéfico.
Além disso, os consumidores também estão cada vez mais valorizando empresas que levam a sério questões sociais e ambientais. Um estudo realizado em 60 países pela consultoria Nielsen revelou que 66% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com essas questões.
É por isso que se fala tanto em ESG (ambiental, social e governança) no mundo empresarial hoje em dia. Vamos explorar esse tema neste artigo.
O que é ESG?
ESG é uma sigla que se refere às práticas de uma empresa relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança.
Essa abordagem representa uma mudança importante na forma como as empresas operam, promovendo uma visão mais sustentável da produção. O termo surgiu em um relatório de 2005 da Organização das Nações Unidas e envolve o compromisso social, empresarial e ambiental.
O que cada letra significa?
- A letra "E" se refere a ações relacionadas à conservação do meio ambiente, como o combate ao aquecimento global, emissões de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, entre outros.
- A letra "S" diz respeito à relação da empresa com as pessoas em seu ambiente, incluindo clientes, proteção de dados, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários e respeito aos direitos humanos e trabalhistas.
- A letra "G" envolve questões de governança corporativa, como a composição do Conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos e relacionamento com o governo e políticos.
Quais empresas se destacam nessa iniciativa?
Empresas como Itaú, Ambev, O Boticário, Natura e Suzano têm se destacado no cenário brasileiro por suas iniciativas de ESG.
Por exemplo, o Itaú fez uma doação recorde de R$ 1 bilhão para o Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de COVID-19, demonstrando um forte compromisso social. A Ambev, por sua vez, manteve seus planos de sustentabilidade e conseguiu reduzir significativamente o consumo de água.
Por que investir em ESG?
O impacto ambiental das indústrias nas últimas décadas destacou a importância de cuidar do meio ambiente. Além disso, a sociedade está mais consciente e preocupada com a responsabilidade social das empresas.
O mercado financeiro também está levando em consideração esses fatores ao decidir onde investir. Os investidores agora analisam os aspectos de ESG ao tomar decisões financeiras.
Na prática, vemos que gestores e fundos de investimento estão direcionando menos recursos para empresas que não priorizam a sustentabilidade. A preferência agora é por investimentos que tenham um impacto positivo.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) foi criado para medir o desempenho das empresas em sustentabilidade e é consultado pelos investidores para tomar decisões.
Conclusão
A agenda ESG já é uma realidade mais presente do que muitos consumidores percebem. Não é apenas algo que trará benefícios para as empresas no futuro, mas já está gerando benefícios para o planeta agora.
Embora ainda haja muito a melhorar, a adesão crescente das empresas e a demanda dos consumidores indicam que veremos mudanças significativas nos padrões de consumo. Isso é motivo de esperança para o futuro de nossos filhos, especialmente para empresas que têm a preocupação ambiental em seu cerne.