Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

Tudo o que esconderam de você sobre Thinners e Aguarrás até agora, o guia completo

21/10/2022   |   ARTIGOS AUTORAIS

Tudo o que esconderam de você sobre Thinners e Aguarrás até agora, o guia completo

Toda obra de construção civil necessariamente utilizará solventes, principalmente nas etapas finais de acabamento, seja para diluição ou para limpeza. Existe uma variedade muito grande de solventes com diversas especificidades de aplicações, sendo que cada fabricante os denomina de um jeito e no final das contas todos parecem cumprir a mesma função, certo? Errado!

 

Cada tipo tem suas indicações preferenciais de uso, e hoje vamos mostrar que apesar de serem aplicados com finalidades muito semelhantes, o uso de maneira equivocada pode trazer resultados finais bem indesejáveis.  Continue lendo esse material e descubra tudo sobre o assunto!

 

O solvente é um produto concebido com a finalidade de dissolver/diluir  substâncias líquidas e sólidas. Esse composto é proveniente do petróleo, do processamento do gás natural e de indústrias petroquímicas. 

 

O que é thinner?

O thinner é um diluente adotado principalmente nos momentos de limpeza, devido à sua alta capacidade de absorção. Seu uso tem também como finalidade tornar essas tintas e esmaltes mais líquidos, favorecendo a viscosidade para aplicação e promovendo ganhos no rendimento final.

 

Esse produto é capaz de acelerar a secagem e até de comprometer o brilho de tintas, portanto o thinner pode ser utilizado para diluição de tintas mas não seria o mais indicado para utilizações onde se pretende obter alta performance. E tem mais: Seu uso de maneira inapropriada pode fazer com que a tinta enrugue ou separe fases no caso de esmaltes sintéticos, que são compostos por até 50% de água. Ninguém quer isso, não é mesmo?

 

Então acompanhe esse artigo e entenda os macetes por trás destes produtos!

 

Aplicação

Você deve saber também que é preciso ter cautela ao usar esse composto, portanto se atente ao tipo de tinta com que irá trabalhar.

 

Caso o thinner escolhido não seja o apropriado para a sua atividade, podem acontecer diversos danos ao seu material, como por exemplo, alteração do processo de secagem da tinta, assim como sua cor; dar aspecto de amarelamento ou esbranquiçamento da tinta.

 

Quais são os principais e mais usuais tipos de thinners no mercado?

  • Thinner limpeza (400): Próprio para limpezas em geral e nada mais. Apesar de diluir, esta composição poderá comprometer a performance/estética/durabilidade de qualquer tinta, por sua conta e risco.
  • Thinner Uso geral (500): Dilui laca, primer, verniz e selador à base de nitrocelulose, Diluição de esmaltes sintéticos e primers para aplicações domésticas ou de baixa performance.
  •  
  • Thinner Acrílico (600): Indicado para atuar na diluição de tintas acrílicas em geral, promovendo resistência à umidade e ao branqueamento.
  • Thinner PU: Esse é o thinner ideal para tintas de poliuretano e poliéster.

 

 

E a aguarrás? Não é a mesma coisa?

Muitos confundem esses dois produtos. Você é uma dessas pessoas? Vamos sanar essa dúvida de vez. O aguarrás é um solvente que tem como única finalidade diluir tinta e esmalte, sem afetar em nada a qualidade, brilho, performance, desde que não se faça a diluição em excesso.

 

Além disso, a aguarrás também pode ser utilizado no momento da limpeza, entretanto é um material caro para este tipo de aplicação

 

 

Cuidados ao utilizar thinner e aguarrás

Antes de tudo saiba que os dois compostos são tóxicos e inflamáveis, por isso é preciso tomar alguns cuidados. Segurança em primeiro lugar sempre!

  1. EPI’s (equipamentos de proteção individual) são fundamentais — óculos, protetor facial, luvas em PVC e avental;
  2. Verifique se o local de trabalho está ventilado;
  3. Adquira um kit de primeiros socorros (tenha sempre à mão);
  4. Jamais coloque o thinner e a aguarrás próximo a ácidos;
  5. Fique longe combustíveis e calor;
  6. Não consuma alimentos nas imediações;
  7. Lave as sempre que finalizar o trabalho.
  8. Guarde todos os materiais em um local seguro;
  9. Não fume nas imediações.

 

 

Eco-diluant: a linha de produtos solventes da Ecolink  

Nossos thinners são fabricados in loco. Nossas composições foram desenvolvidas por consultores com mais de 40 anos de experiência química no ramo. Depois de muitos testes e validações, obtivemos o melhor resultado possível se tratando de custo/benefício ao cliente, preservando o apelo ecológico da empresa, mesmo em uma linha de solventes. Como?

 

Nossas composições possuem insumos virgens, adquiridos nas maiores distribuidoras de solventes do país, e também possuem componentes reciclados! Um processo químico de destilação de alta complexidade permite a reutilização de solventes nobres, que tiveram toda a umidade e resíduos removidos para serem novamente utilizados. Genial, não é? Estes solventes quando bem selecionados possuem propriedades de limpeza e diluição superiores aos solventes virgens de cadeias simples, pois são provenientes de misturas complexas e mais completas do que vários solventes comerciais.

 

Além disso, para pequenos volumes possuímos embalagens de plástico 100%  reciclados oferecendo altíssima economia quando comparadas as embalagens metálicas litografadas. Também disponibilizamos nossos solventes em tambores metálicos de 180 litros, otimizando os recursos para aqueles que necessitam de grandes volumes.

 

Agora que você viu a diferença entre o thinner e a aguarrás, seus usos, especificações, tem em mãos todas as informações para adquirir o que mais se encaixa às suas necessidades! Ao comprar o produto específico para a sua obra, você obtém além de eficiência, satisfação e claro economia!

 

Gostou do nosso artigo de hoje? Compartilhe com quem precisa conhecer essas informações.

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.