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Tecnologias Verdes para Pistas de Pouso: Uso de Materiais Sustentáveis na Construção e Gestão de Resíduos

26/06/2024   |   ARTIGOS AUTORAIS

Tecnologias Verdes para Pistas de Pouso: Uso de Materiais Sustentáveis na Construção e Gestão de Resíduos

Introdução

A crescente preocupação com o impacto ambiental tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis em diversos setores, incluindo a aviação. As pistas de pouso, componentes essenciais da infraestrutura aeroportuária, representam uma área significativa onde práticas sustentáveis podem ser implementadas para reduzir o impacto ambiental. Este artigo aborda o uso de materiais sustentáveis na construção de pistas de pouso e as estratégias para reduzir e gerenciar resíduos durante a construção e manutenção dessas estruturas. A adoção de tecnologias verdes não só contribui para a preservação ambiental, mas também pode resultar em economia de recursos e melhoria da eficiência operacional dos aeroportos.

 

 

Uso de Materiais Sustentáveis na Construção de Pistas de Pouso

A construção de pistas de pouso tradicionalmente envolve o uso de grandes quantidades de concreto e asfalto, materiais cuja produção é intensiva em energia e emissões de carbono. No entanto, a pesquisa e a inovação têm promovido o desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis:

  1. Estabilizantes Químicos de Solo: O uso de estabilizantes químicos é uma técnica que melhora as propriedades do solo in loco, tornando-o mais adequado para suportar cargas elevadas e resistir a condições climáticas adversas. Essa prática não só reduz a necessidade de remoção e substituição de grandes volumes de solo, mas também diminui a emissão de carbono associada ao transporte de materiais. A estabilização química do solo pode prolongar a vida útil da pista e reduzir os custos de manutenção (Ingles & Metcalf, 1972).
  1. Concreto Reciclado: O uso de concreto reciclado, produzido a partir de resíduos de demolição, reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas e diminui o volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários. Estudos demonstram que o concreto reciclado pode oferecer desempenho comparável ao concreto tradicional, com vantagens adicionais em termos de sustentabilidade (Katz, 2003).
  2. Asfalto Borracha: Produzido a partir de pneus reciclados, o asfalto borracha não só reduz o acúmulo de pneus descartados como também melhora a durabilidade e a resistência ao desgaste das pistas. Esse material tem sido utilizado com sucesso em diversas estradas e aeroportos, destacando-se por sua capacidade de absorver ruídos e suportar variações extremas de temperatura (Hicks, 2002).
  3. Materiais Biodegradáveis e de Fonte Renovável: O desenvolvimento de biocompósitos e outros materiais de base biológica oferece novas oportunidades para a construção sustentável. Esses materiais, derivados de fontes renováveis como resíduos agrícolas, podem substituir parcialmente o uso de cimento e agregados minerais, contribuindo para a redução das emissões de CO2 (Ashraf, 2016).

 

 

Estratégias para Reduzir e Gerenciar Resíduos

A construção e manutenção de pistas de pouso geram uma quantidade significativa de resíduos. Implementar estratégias eficazes de redução e gestão de resíduos é crucial para minimizar o impacto ambiental dessas atividades:

  1. Planejamento e Projeto Sustentável: A fase de planejamento e projeto é fundamental para incorporar práticas sustentáveis. Utilizar ferramentas de modelagem de informações da construção (BIM) permite otimizar o uso de materiais e reduzir desperdícios. Além disso, a seleção de materiais recicláveis e de fácil manutenção pode minimizar a geração de resíduos a longo prazo (Eastman et al., 2011).
  2. Reciclagem no Local: Implementar unidades móveis de reciclagem no local da construção permite que os materiais removidos sejam processados e reutilizados diretamente, reduzindo a necessidade de transporte e a pegada de carbono associada. Essa prática tem se mostrado eficaz na gestão de resíduos de asfalto e concreto (Sharma & Goyal, 2018).
  3. Programas de Reutilização de Materiais: Estabelecer parcerias com outras indústrias para reutilização de resíduos pode criar um ciclo de economia circular. Por exemplo, os resíduos de construção podem ser utilizados em projetos de paisagismo ou como material de base para novas construções, promovendo a reutilização em vez do descarte (Ghisellini et al., 2016).

 

 

Conclusão

A implementação de tecnologias verdes na construção e manutenção de pistas de pouso é uma abordagem essencial para a promoção da sustentabilidade no setor aeroportuário. O uso de materiais sustentáveis, como concreto reciclado, asfalto borracha, biocompósitos e estabilizantes químicos de solo, juntamente com estratégias eficazes de gestão de resíduos, não só reduz o impacto ambiental, mas também contribui para a eficiência e a economia de recursos. À medida que a conscientização ambiental e as regulamentações governamentais se intensificam, a adoção dessas práticas se torna cada vez mais relevante. Assim, a integração de soluções sustentáveis nas operações aeroportuárias representa um passo importante para um futuro mais verde e responsável.

 

 

Referências

Ashraf, W. (2016). Carbonation of cement-based materials: Challenges and opportunities. Construction and Building Materials, 120, 558-570.

Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K. (2011). BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors. John Wiley & Sons.

Ghisellini, P., Cialani, C., & Ulgiati, S. (2016). A review on circular economy: The expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, 114, 11-32.

Hicks, R. G. (2002). Asphalt Rubber Design and Construction Guidelines. Rubber Pavements Association.

Ingles, O. G., & Metcalf, J. B. (1972). Soil Stabilization: Principles and Practice. Butterworths.

Katz, A. (2003). Properties of concrete made with recycled aggregate from partially hydrated old concrete. Cement and Concrete Research, 33(5), 703-711.

Sharma, S. K., & Goyal, P. (2018). Mobile recycling facilities for construction and demolition waste: Benefits and challenges. Journal of Environmental Management, 216, 183-192.

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