Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC

Serviço de aplicação de sinalizações horizontais

28/05/2021   |   ARTIGOS AUTORAIS

Serviço de aplicação de sinalizações horizontais

Você deve ter percebido o quanto o volume de carros nas ruas aumentou nos últimos anos. Fato é que os pavimentos precisam acompanhar todo esse fluxo, o que exige maior atenção e cuidados não apenas com a qualidade, como com a segurança de todos que trafegam por essas vias.

 

Uma das maneiras de certificar melhores condições das estradas é por meio da sinalização nesses espaços. Hoje vamos falar especificamente sobre o serviço de aplicação de sinalizações horizontais.

 

Alguns fatores precisam ser trabalhados para garantir uma sinalização eficaz. Portanto, além dos testes prévios feitos nos materiais que serão utilizados, é preciso fiscalizar ainda:

  • Equipamentos
  • Materiais
  • Pavimento
  • Pré-marcação
  • Condições ambientais
  • Preparação de material
  • Aplicação
  • Refletorização
  • Espessura
  • Documentação

 

 

Tipos de sinalização

A sinalização no trânsito, que foi criada para conduzir transeuntes, é fundamental para garantir ordem e os direitos de todos.

 

O Código de Trânsito Brasileiro descreve seis categorias de sinalização:

  • Dispositivos auxiliares de sinalização
  • Sinalização luminosa ou semafórica
  • Sinalização sonora
  • Gestos do agente de trânsito e do condutor
  • Sinalização vertical
  • Sinalização horizontal

 

 

O que é a Sinalização Horizontal?

A sinalização horizontal faz referência a tudo que é executado sobre as vias asfálticas. É a sinalização pintada seja em marcações, linhas, símbolos ou legendas.

A sinalização horizontal visa:

– Ordenar o fluxo dos veículos e pedestres, por meio de uma linguagem que delimita espaços em uma via;

– Orientar e controlar situações que exigem deslocamentos imprevistos (causados por obras na pista, por exemplo) ou especiais (por exemplo, se o relevo da pista não permite usar o traçado original).

 

Materiais

A sinalização horizontal pode ser feita com os mais diferentes tipos de materiais. A definição de quais serão utilizados precisa levar em consideração fatores como: natureza do projeto (provisório ou permanente), volume e classificação do tráfego (VDM), qualidade e vida útil do pavimento, frequência de manutenção, dentre outros.

Além das tintas, podem ser utilizadas massas plásticas de dois componentes, massas termoplásticas, plásticos aplicáveis a frio, películas pré-fabricadas, dentre outros. No entanto, vale ressaltar que a sinalização deve ser sempre retrorrefletiva, para que seja visível durante a noite.

Devem ser escolhidas tintas de alto desempenho, que sigam as normas da ABNT e que sejam indicadas para demarcação e sinalização viária, seja em condomínios, vias urbanas, rodovias e aeroportos.

 

Equipamentos

As máquinas necessárias para aplicação dos materiais devem conter:

 

– Equipamentos para aplicação de tinta

  • Processo de aplicação mecânico
  1. a) motor para propulsão
  2. b) compressor de ar, com tanque e pulmão;
  3. c) tanques pressurizados para a tinta;
  4. d) mexedores manuais, mecânicos e hidráulicos
  5. e) tanque pressurizado para solvente, contendo conjunto de mangueiras e torneiras para limpeza automática das pistolas de pintura;
  6. f) conjunto para microesferas de vidro, contendo reservatório e semeados, sendo este atomizado ou por gravidade;
  7. g) quadro de instrumentos operacionais contendo – válvula reguladora do ar do comando, uma por pistola – válvula reguladora do ar do atomizado, uma por pistola – válvula reguladora do ar para pressurização dos tanques de tinta – dispositivo para acionamento das pistolas;
  8. h) sequenciador automático para espaçamento previamente ajustados;
  9. i) conjunto de pintura contendo uma ou mais pistolas devendo ser oscilante para manter constante a distância da pistola do pavimento;
  10. j) pistolas com atuação pneumática que permita a regulagem de largura de faixas;
  11. l) discos limitadores de faixas para o perfeito delineamento das bordas;
  12. m) dispositivos balizadores e miras óticas para direcionamento da unidade aplicadora durante a execução da demarcação.

 

Refletividade

Como dissemos anteriormente, a sinalização horizontal precisa ser refletida pelos faróis à noite, e o agente responsável por isso são as microesferas Drop On.

 

Leia também:  Microesferas de vidro, você sabe por que são fundamentais na pavimentação viária? 

 

Elas devem ser utilizadas logo após a aplicação da tinta de sinalização horizontal viária e podem ser aplicadas tanto manualmente ou por aspersão.  Este processo é feito em das etapas:

 

Etapa 1: Para obtenção da retrorefletorização após desgaste

  1. a) Termoplásticos – microesferas do tipo IA (INERMIX), incorporadas durante a fabricação do material na razão de 20% a 40% em massa no termoplástico.
  2. b) Tintas – microesferas do tipo IB (PREMIX) incorporadas antes da aplicação do material na razão de 200g/l de tinta.

Etapa 2: Para obtenção da retrorefletorização inicial Tintas ou Termoplásticos – devem receber microesferas do tipo II (DROP-ON) aplicadas por aspersão ou gravidade, concomitantemente com a tinta ou termoplástico, a razão de no mínimo:

  1. ………………….350 g/m²
  2. Termoplástico ………400 g/m²

 

Preparação do pavimento

A superfície que será pintada deve ser preparada antes, ou seja, o pavimento precisa estar seco e livre de sujeira ou qualquer outro material estranho (óleos, graxas, etc.). Isso irá certificar que haverá aderência do material ao pavimento.

 

Quando varrer ou utilizar o jato de ar não forem suficientes para deixar o local pronto, é preciso limpar o pavimento de maneira adequada e compatível com o tipo de material a ser removido.

 

Aplicação

Antes de aplicar o material é preciso seguir algumas orientações. De início, deve-se utilizar material suficiente para produzir marcas com bordas claras e nítidas e uma cor e largura uniformes.  Além disso, essa etapa deve ser feita de forma que não seja necessária uma nova aplicação para atingir a espessura especificada.

 

As indicações falam também na correção de qualquer desvio das bordas excedentes a 0,01m e 10m na execução de marcas retas. Os profissionais devem obedecer, ainda, as determinações feitas em projeto no que tange as dimensões das marcas, admitindo-se uma tolerância de ± 5%.

 

E por fim, deve-se cobrir as sinalizações existentes a serem repintadas de forma a não deixar qualquer marca ou falha que possa prejudicar a nova sinalização.

Por trás do serviço de aplicação de sinalizações horizontais existem muitas exigências, profissionais e técnica. Hoje pudemos falar um pouco sobre elas. O que você achou deste material?

 

Continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais para mais informações relevantes para o segmento de pavimentação asfáltica!

 

Link para o artigo Você conhece os tipos de tinta de sinalização viária?

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.