Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

Saiba tudo sobre a argamassa polimérica

03/05/2021   |   ARTIGOS AUTORAIS

Saiba tudo sobre a argamassa polimérica

A indústria da construção civil busca formas de otimizar os seus processos diariamente. Uma vitória para o setor foi a criação da argamassa polimérica, desenvolvida para assentamento de alvenaria de vedação. Além de outras características que vamos abordar ao longo deste material, o produto oferece uma série de benefícios para obras em termos de praticidade e economia.

 

Os resultados oferecidos pela argamassa polimérica são tão bons que a Ecolink irá acrescentar mais este produto em seu amplo portfólio.

 

Hoje vamos falar sobre alguns aspectos da argamassa polimérica como os seus usos, vantagens, história, e regulamentação. Então, se você quiser saber um pouco mais sobre isso, não deixe de continuar a sua leitura.

 

O que é a argamassa polimérica?

Recebe o nome de Argamassa Polimérica, Composto Polimérico para Assentamento ou Argamassa sintética aqueles compostos que podem substituir a argamassa convencional quando utilizadas na construção, mais especificamente nos estágios de alvenaria e revestimento.

 

O termo também faz referência a alguns tipos de argamassas cimentícias que possuam aditivos poliméricos para aprimorar o seu funcionamento ou até mesmo modificar as suas propriedades.

Como mencionamos logo acima, as argamassas poliméricas são aplicadas para assentar tijolos ou blocos durante a execução de alvenarias de vedação (paredes). Ultimamente tem sido comum vê-la aplicada em assentamento de pisos, azulejos e pastilhas na etapa de revestimento.

 

Já quando falamos em aplicação em alvenarias, a argamassa polimérica possui características próprias em relação a dois pontos: rendimento e velocidade de aplicação. Além do mais, como são vendidas no formato de massa pronta, há redução considerável no custo da mão de obra.

 

 

Composição química

As argamassas poliméricas devem conter em sua composição resinas sintéticas, cargas minerais, além de vários aditivos como bactericidas, espessantes e impermeabilizantes estabilizantes.

 

Vale dizer que as características mecânicas entre as argamassas podem ser alteradas, a depender de fatores como tipos, quantidade e qualidade de matérias-primas utilizadas no processo.  Essa escolha afeta ainda aspectos como durabilidade e desempenho estrutural das argamassas poliméricas.

 

 

Vantagens

A argamassa polimérica apresenta algumas vantagens em relação à convencional. Confira algumas delas:

– Já é comercializada pronta para uso;

– Embalagem aplicadora e econômica;

– Desenvolvida para assentamento de blocos e tijolos com função de vedação;

– Desempenho superior a argamassa convencional;

– Não é cimentícia;

– Garante uma obra limpa e ágil.

 

 

Praticidade e agilidade no assentamento de blocos e tijolos

Diferente do que ocorre com argamassa cimentícia, a argamassa polimérica é vendida pronta para uso. Isso gera economia de tempo gasto na preparação e na mão obra. Sabe o que é melhor? A produtividade pode aumentar em até 50%!

 

No mercado é encontrada em forma de bisnagas e aplicada em dois ou três cordões, o que garante menos sujeira na área trabalhada, diminuindo o desperdício consideravelmente.

 

Acha que terminou? Há mais vantagens!

 

 

Rendimento e economia

Além dos itens que mencionamos acima, sabe o que mais torna a argamassa polimérica tão vantajosa? O seu rendimento!

 

Mas calma, vamos te explicar a razão. Vamos comparar esta situação hipotética, enquanto um metro quadrado de assentamento de blocos de concreto exige cerca de 25 kg de argamassa convencional seca (peso antes de ser misturada com água), com a argamassa polimérica são necessários apenas 1,5 kg.

 

Viu só quanta economia foi gerada em relação ao espaço destinado ao transporte e estoque de materiais?

 

Adicione isso ao que dissemos logo acima sobre o ganho de produtividade e diminuição do desperdício, ao trocar a argamassa convencional pela polimérica, a economia total com alvenaria da obra pode chegar a 40%.

 

 

Sustentabilidade

A tecnologia tem afetado o setor da construção civil no Brasil não é de hoje. Uma preocupação como é com a sustentabilidade. Com a argamassa polimérica não é diferente.

 

A argamassa convencional é composta por cimento Portland e a areia. A produção do deste cimento emite uma quantidade considerável de dióxido de carbono na atmosfera. Fala-se em uma média de que a cada quilo de cimento produzido sejam emitidos 600 de dióxido de carbono. Já a areia utilizada é, geralmente, extraída dos leitos de rios, o que, logicamente, causa um impacto ambiental na região afetada.

 

E uma das razões que tem colocado a argamassa polimérica como uma saída mais sustentável do que a utilizada convencionalmente é que a sua produção não passa por nenhum dos processos mencionados anteriormente.

 

Além disso, esse produto ainda demanda menor consumo de energia elétrica necessário ao processo de mistura com batoneira.

 

 

Aplicação

A argamassa polimérica pode ser aplicada de mais de uma maneira, além de poder ser utilizada diretamente da embalagem, pode-se usar uma pistola ou um equipamento pneumático. Normalmente, utiliza-se dois ou três cordões contínuos sobre as filas de blocos ou tijolos.  Dessa forma, as juntas verticais são preenchidas com a própria argamassa.

 

 

Conservação

–  A orientação é de que se abra a embalagem apenas quando for utilizar o produto.

– O consumo da massa deve ser imediato, portanto, as sobras devem sevem ser descartadas. Mesmo assim, sua validade pode chegar a um ano.

– Se for preciso interromper ou pausar a aplicação, basta fechar bem a bisnaga e guardá-la em local fresco, seco e coberto.

– Não é aconselhável empilhar as embalagens.

– O material não é inflamável. No entanto, suas propriedades podem ser alteradas em caso de exposição a altas temperaturas.

 

 

Conclusão

A área da construção civil investe constantemente em novas tecnologias e busca soluções que possam trazer qualidade e sustentabilidade para os seus projetos. Por isso são lançados rotineiramente produtos, como a argamassa polimérica, que otimizam a rotina das obras e promovem resultados duradouros.  Apesar de ter sido adotada no Brasil apenas em 2011, ainda são poucas as empresas que fabricam o material. Uma delas é a Ecolink.

 

Agora que você conheceu todos os detalhes das argamassas poliméricas, conta pra gente o que achou! Se quiser saber sobre outros temas relacionados à construção civil acompanhe sempre o nosso blog! Aqui você encontra tudo que precisa para otimizar a sua rotina de trabalho.

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.