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Por que indústria e preservação ambiental devem caminhar juntas?

23/05/2022   |   ARTIGOS AUTORAIS

Por que indústria e preservação ambiental devem caminhar juntas?

Há muitas décadas a indústria é protagonista em nossa sociedade. Sua matéria-prima são os recursos naturais, e é a partir deles que obtemos toda a produção industrial. Esse processo se aperfeiçoou de tal maneira que, conforme estamos cientes, gerou grande comprometimento desses recursos.

 

Hoje, essa relação indústria - meio ambiente busca mais transparência para a sociedade, e deve ser estabelecida com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável. Isso porque é preciso reduzir a poluição do ar, do solo e da água a fim de reduzir este impacto. 

 

Se fizermos um recorte sobre indústrias químicas, essa preocupação é ainda maior. No entanto, felizmente, hoje existem soluções que causam menos danos ao meio ambiente. Os produtos à base d’água, por exemplo, emitem até 90% menos gases poluentes atmosféricos em comparação com produtos solventes.

 

Além disso, o setor já despertou para o fato de que não há outra saída: ou fazemos as pazes com a natureza ou os poucos recursos ainda disponíveis irão acabar.  A busca por fontes renováveis de energia tem se naturalizado cada dia mais, pois com o passar do tempo houve maior percepção não apenas sobre os malefícios ambientais das fontes não renováveis de energia. 

 

O que é se desenvolver de forma sustentável 

O conceito de desenvolvimento sustentável envolve todos os aspectos em que há uma reflexão acerca dos impactos ambientais gerados por aquela atividade. É a busca pelo desenvolvimento da sociedade atual, sem que a futura seja impactada.


Ainda que as indústrias tragam todos estes impactos que já mencionamos, elas são imprescindíveis não apenas para a economia como para nossa vida. Então, como conciliar os dois, produção industrial e desenvolvimento sustentável? 

 

Como reduzir o impacto ambiental causado pela produção industrial?

Indústrias de diversos segmentos estão atentas às legislações ambientais vigentes e criando meios internos para reduzir desperdícios e impactos socioambientais negativos. Hoje já se fala no desenvolvimento de produtos que  não emitem gases voláteis que atacam a camada de ozônio, produtos que não contaminam lençóis freáticos, aspectos que até algumas décadas atrás eram totalmente ignorados. 

 

Para isso, é preciso considerar ideias de inovação, tecnologia, e planejamento para integrar a sustentabilidade em todas as áreas da empresa até que ser sustentável se torne uma rotina. 



O que significa ser uma indústria sustentável?

 

Atualmente, ser reconhecida como uma indústria verde é estratégico. Ao adotar práticas sustentáveis, a empresa não oferece benefícios apenas ao meio ambiente, mas ao próprio negócio e à comunidade. 

 

Existem diversos incentivos para que as empresas se tornem mais sustentáveis. Um exemplo é o Programa de Rotulagem Ambiental, criado em 2016 que visa motivar a transformação de processos internos a fim de torná-los mais sustentáveis, oferecendo um selo verde como recompensa. 

 

Esse programa tem um objeto: distinguir aqueles produtos que causam danos ambientais daqueles que não o fazem. Dessa forma, os rótulos fazem parte das normas estabelecidas pelo ISO 14000 e se classifica como ISO 14020. Existem vários tipos de selos e critérios específicos para se obter cada um deles. 

 

O porém é que essa certificação acontece em um processo voluntário de empresários individuais ou sociedades empresariais que desejam trabalhar com a sustentabilidade industrial.

 

E o que as empresas ganham com isso? Bem, além de contribuir para a preservação ambiental, elas constroem uma imagem positiva da marca, que fica associada à preocupação com os desafios da sustentabilidade.

 

 

Incentivos fiscais

O incentivo fiscal é um instrumento utilizado pelo Estado na economia para fomentar determinado setor econômico. Sua principal característica é a renúncia total ou parcial de algum tributo. Tal ferramenta atualmente também é utilizada para incentivar práticas sustentáveis. 

 

Claro que já existem indústrias que se preocupam com o meio ambiente e que desejam ser mais sustentáveis, mas, a criação de tais incentivos tornou este número bem maior. 

 

Conclusão

O movimento sustentável já deixou de ser tendência para se tornar uma grande realidade, desde que os incentivos e a identidade sustentável das empresas passou a trazer rentabilidade real aos stakeholders envolvidos, o mercado passou a responder de forma ativa a soluções que buscam reaproveitamento e otimização de recursos, atendendo a uma necessidade latente do nosso Planeta que sofre com o aumento da população e consumo dos recursos, principalmente os não renováveis e custosos. As empresas que já praticam este framework sairão muito na frente principalmente pelas próximas décadas.

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