Pista de pousos seguras e eficientes para o produtor rural
04/07/2022 | ARTIGOS AUTORAIS
O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil, chegando a ocupar 27,4% no PIB. Sua cadeia impulsiona vários outros segmentos relacionados, pois os produtos do meio rural são as fontes primárias de tudo aquilo que consumimos nos centros urbanos. As localidades onde operam os agronegócios, em grande maioria ainda são remotos e de difícil acesso por falta de infraestruturas viárias em geral. Alguns translados podem demorar dias mesmo com poucos km de distância dos grandes centros. Um forte aliado para esses complicadores são as aeronaves, tanto para transporte de passageiros e pequenas cargas, tanto para operações nos cultivos.
Especialmente para as grandes propriedades, as aeronaves são fortes aliadas quando o assunto é aumentar a velocidade e a eficiência no manejo da lavoura, o que resulta em um ganho de produtividade.
As aeronaves agrícolas servem para a pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, reduzindo perdas devido ao amassamento nas lavouras. As aeronaves também são utilizadas para combater incêndios e espalhar sementes. Já os jatinhos e turbo hélices são usados para o deslocamento.
Aviação e agronegócio
Como a maioria das propriedades rurais de grande porte fica afastada dos grandes centros e a locomoção pela via terrestre demanda muito tempo, uma alternativa encontrada por proprietários do setor é a aviação executiva. Embora as aeronaves também sirvam para a manutenção da lavoura e escoamento da produção, ter um avião para se locomover é uma tendência entre os empresários. Contudo, para ser possível fazer as aterrissagens, é necessária uma pista de pouso adequada com suas necessidades e acima de tudo, segura.
O que é uma pista de pouso?
Uma pista de pouso é caracterizada como uma “área retangular em um aeródromo terrestre preparado para o pouso e decolagem de aeronaves”, segundo a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO). Essas pistas podem ser concebidas em uma superfície artificial, como é o caso daquelas compostas de cobertura asfáltica, ou até mesmo com cobertura natural, terra, grama, gelo ou sal.
As chamadas pistas naturais não oferecem qualidade ou segurança para o pouso. Isso porque fatores como solo e carga da aeronave podem comprometer tanto o solo quanto a aeronave. Portanto, este tipo de pista é indicada apenas para aviões leves, principalmente para as atividades agrícolas.
Por que e como investir na sua pista de pouso?
Pouco ouvimos falar, mas o Brasil está a frente da maioria dos países do mundo quando o assunto é numero de pistas de pouso. No entanto, a maioria é composta por aquelas não pavimentadas. Em 2011 o País ocupava a 2ª posição neste ranking ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Por aqui, são aproximadamente 3.500 pistas de terra, grama, saibro ou cascalho, locais onde aviões comerciais não podem pousar.
Mas, por que é importante pavimentar pistas de pouso? Primeiramente, porque essas pistas oferecem muito mais segurança aos seus proprietários. Ao oferecer mais possibilidades de uso, é capaz de suportar cargas maiores e proteger não apenas aqueles que estão dentro da aeronave como aqueles que ficam no seu entorno. Lembrando que pavimentação não necessariamente quer dizer “asfaltar” ou construir uma capa de rolamento asfáltica. Uma camada de 20 cm tratada adequadamente, em conformidade com as normas e as cargas que a via irá receber, já pode ser suficiente para trazer segurança e preservar a integridade das aorenaves e passageiros.
Com base na necessidade específica do proprietário, empresas como a Ecolink dimensionam e executam estudo de viabilidade para oferecer a solução ideal que atende a demanda do contratante e acima de tudo as normas exigidas para a execução, garantindo longevidade e preservação da obra.
E tem mais, ao pavimentar uma pista de pouso, é possível que pista seja regulamentada junto à Agencia Nacional de Aviação (Anac) e que seu uso seja ampliado, podendo ser utilizada para voos diurnos e noturnos, transportando cargas ou passageiros, com aeronaves leves ou de portes maiores.
Além da estabilização e imprimação de solos, a Ecolink oferece produtos específicos para pavimentação de pistas de pousos. Aeronaves leves não demandam capas asfálticas, e a solução da Ecolink elimina por completo formação de lama nas chuvas e ameniza expressivamente a poeira nos tempos de seca, além de claro promover segurança e conforto de rolamento, tão bons quanto de uma capa asfáltica a depender do solo e equipamentos de execução disponíveis para a obra, que será acompanhada do começo ao fim por um técnico geotecnólogo especialista em conduzir pavimentação e estabilização em campo. Ficou interessado? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.