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Pavimentação: Quais as etapas para estradas duradouras e resistentes?

12/05/2021   |   ARTIGOS AUTORAIS

Pavimentação: Quais as etapas para estradas duradouras e resistentes?

O setor rodoviário é o maior meio de transporte utilizado no Brasil, tanto para pessoas como para cargas. Por isso o processo de execução das camadas de base é fundamental para construir uma pavimentação de alta qualidade e rendimento.

Os pavimentos flexíveis, como no caso dos asfálticos, são compostos por uma camada superficial asfáltica (revestimento) apoiada sobre camadas de base, de sub-base e de reforço do subleito. Neste artigo vamos falar sobre cada uma delas.

 

Pavimentos

Pavimentos são camadas construídas com o objetivo de dissipar os esforços gerados pelo tráfego, permitindo uso confortável da estrada a fim de viabilizar segurança, independentemente da condição climática do local. Essas estruturas devem ser duradouras e resistentes a toda carga oriunda do rolamento dos veículos, motivo pelo qual exigem várias etapas de trabalho. De maneira geral, todo pavimento rígido tem em sua composição duas camadas principais: revestimento de concreto e sub-base, além do subleito.

 

CAMADAS DOS PAVIMENTOS

 

Subleito

É o terreno de fundação que servirá de apoio para o pavimento. O subleito exerce uma função semelhante a de uma fundação, uma vez que é essa estrutura quem receberá toda a carga absorvida pelo pavimento. A estrutura do pavimento, por sua vez, será formada a partir da terraplenagem do local, acima do subleito e, dependendo da com a estimativa de tráfego no local, pode variar.

A estrutura do pavimento deve ser resistente, por isso pode ser necessário um reforço para o subleito, e se a equipe achar necessário, uma sub-base acima desse reforço de subleito, seguido de uma base e por fim um revestimento.

O subleito deve ser formado por material natural consolidado e compactado, por exemplo, nos cortes do corpo estradal, ou por um material transportado e compactado, no caso dos aterros.

A camada de melhoria e preparo do subleito deve apresentar as seguintes características, segundo a INSTRUÇÃO DE PROJETO, do Departamento de Estradas de Rodagem de janeiro de 2006:

  • capacidade de suporte medida pelo Índice de Suporte Califórnia (ISC) superior ou igual à 2%;
  •  expansão máxima de 2%;
  • grau de compactação mínimo de 100% do Proctor Normal. Para solos finos lateríticos ou para solos granulares pode ser utilizada a energia de 100% do Proctor Intermediário

No caso de aproveitamento do subleito de estradas já implantadas, cascalhadas, o solo na profundidade de 0,20 m abaixo do greide preparado para receber o pavimento deve ser escarificado, umedecido e compactado na energia indicada anteriormente.

No caso de ocorrência de solos com ISC inferior a 2%, deve-se efetuar substituição destes solos na espessura a ser definida de acordo com os critérios adotados nos estudos geotécnicos. Para subleito com solos de expansão superior a 2%, deve ser determinada, experimentalmente, a sobrecarga necessária para o solo apresentar expansão menor que 2%.

O peso próprio do pavimento projetado deve transmitir para o subleito pressão igual ou maior do que a determinada pelo ensaio. Caso o peso próprio da estrutura não seja suficiente para proporcionar pressão maior ou igual à determinada no ensaio de sobrecarga, deve-se efetuar a substituição de solos em espessura definida nos estudos geotécnicos realizados.

 

Sub-base

É a camada complementar à base, quando, por circunstâncias técnicas e econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito. Segundo a regra geral — com exceção dos pavimentos de estrutura invertida – o material constituinte da sub-base deverá ter características tecnológicas superiores às do material de reforço; por sua vez, o material da base deverá ser de melhor qualidade que o material da sub-base.

Os solos, misturas de solos, solos estabilizados quimicamente, materiais pétreos ou misturas de solos quando empregados na camada de sub-base do pavimento devem apresentar as seguintes propriedades geotécnicas:

– capacidade de suporte, ISC, superior ou igual a 30%;

– expansão máxima de 1%.

 

Base

Esta é a principal camada do pavimente, situada logo abaixo do revestimento do pavimento, seja rígido, semirrígido ou flexível. Ela será encarregada de oferecer o suporte estrutural do pavimento, além de ter que dissipar as cargas para as próximas camadas, diminuindo seu impacto. Se não é feita com excelência, essa estrutura pode comprometer todo o pavimento.

De acordo com a INTRUÇÃO DE PROJETO, do Departamento de Estradas de Rodagem que já mencionamos aqui, os materiais ou misturas de materiais, quando empregados na camada de base do pavimento, devem conter as seguintes propriedades geotécnicas: – capacidade de suporte, ISC, superior ou igual a 80%; – expansão máxima de 1%.

 

Revestimento (Capa de rolamento)

Esta é a camada que de fato é afetada pelo tráfego. Deve ter o máximo de permeabilidade possível, e tem como função melhorar a superfície de rolamento quanto às condições de conforto e segurança, além de ser a maior responsável por resistir ao desgaste (durabilidade)

 

Drenagem dos pavimentos

O processo de drenagem é fundamental para que a estrada tenha durabilidade e segurança, e consiste em uma série de mecanismos para desviar a água das estradas. Este processo garante as características de resistência do subleito, da sub-base e da base da estrada.

A drenagem pode ser realizada duas formas:

  • Superficial: coleta águas transversais das pistas; ex. sarjetas, caixas coletoras, bueiros e valetas de crista de corte)
  • Subterrânea: coleta água do subsolo que possa aflorar na plataforma; ex. drenos interceptantes, camadas drenadas etc. Essa drenagem é feita no lençol freático, e tem a função de manter uma faixa de 1,5 a 2 m abaixo do subleito da rodovia.

 

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