Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

Pavimentação econômica e ecológica em países de primeiro mundo

22/06/2022   |   ARTIGOS AUTORAIS

Pavimentação econômica e ecológica em países de primeiro mundo

Muitos países pelo mundo são reconhecidos pelo esforço feito em prol da sustentabilidade. Seja na geração de energia de fontes renováveis, investimento em reciclagem, novos combustíveis, utilização de meios de transporte alternativos ou coletivos a preocupação com a preservação ambiental é uma constante.

 

Bem, algo que pode ser ainda pouco difundido no Brasil já é praticado há mais de 30 anos no exterior. Em países como os Estados Unidos, os pavimentos ecológicos vêm sendo adotados desde a década de 60, quando os americanos iniciaram os estudos neste campo. As experiências foram tão promissoras que atualmente cerca de 70% da cobertura asfáltica de estados como Arizona, Califórnia, Flórida e Texas são ecológicos.

 

Portugal e Africa do Sul também apostam nos pavimentos ecológicos. E no Brasil? Bem, por aqui a procura tem aumentado bastante!

 

Você deve estar se perguntando sobre o que tem motivado essa escolha. Vamos responder logo a seguir, continue lendo este material. 

 

Por que investir em pavimentos ecológicos? 

Primeiramente, trata-se de um produto classificado como sustentável, visto que contribui para a redução da utilização de matérias-primas não renováveis. Outra razão é que pavimentos ecológicos são em via de regra mais econômicos devido o reaproveitamento de passsivos ambientais, e por incrível que pareça em muitos casos este reaproveitamento enriquece as propriedades do produto final,  aumentando a durabilidade do pavimento em até 40%, e de quebra utiliza a reciclagem como alternativa de redução da degradação ambiental.

Além disso, a própria comunidade tem cobrado não apenas dos órgãos governamentais, mas das próprias empresas ações que respeitem e minimizem ao máximo os impactos ao meio ambiente. É dever de todos utilizar os recursos naturais, da melhor maneira possível, reduzindo ou evitando riscos e maiores danos.

Investir em uma gestão sustentável que vise a preservação é uma tarefa desafiadora, que demanda estudo e comprometimento da organização. A boa notícia é que tem muitas empresas fazendo isso de forma eficiente. Vamos a alguns exemplos?

 

Cases de empresas referências no tema

 

Mineração:  Dentro deste setor, a Midwest (EUA) se destaca. A empresa utiliza tecnologia para controlar a poeira provocada pelas atividades mineradoras. A proposta dos de seus produtos é de que haja redução da poeira e água de até 95%. O serviço oferecido é para grandes operações de mineração, como diamante e operações de mineração de minerais duros. Além da redução de custos, ela combate a inconveniência e o tempo de inatividade que outros enfrentam, além da redução expressiva no consumo de água. https://midwestind.com/soil-stabilization/soil-stabilization/

 

Projetos de pavimentação: A Rock Solid (EUA) é reconhecida por investir em técnicas modernas para reduzir desperdícios e diminuir o impacto dos construtores no meio ambiente. Ao fornecer uma alternativa aos métodos tradicionais de pavimentos asfálticos que reutilizam o máximo possível do material existente, a empresa certifica seu compromisso com a construção de estradas ecologicamente corretas. Eles promovem redução de custos, responsabilidade ambiental e aumento da eficiência das malhas asfálticas, desenvolvendo projetos e estudos de viabilidade junto aos contratantes, prevendo soluções específicas para os empreendimentos, que acabam gerando enormes economias além da redução de danos ao meio ambiente.

 

Estabilização do solo: A Stabilization Products (EUA) atua no fornecimento de tecnologia sustentável para rodovias, infraestrutura de transporte, terraplenagem e projetos ambientais, através de estabilizantes químicos de solo e dentre outros produtos. Em muitos casos, proporciona custos de construção e redução dos impactos ambientais. Chamado EMC SQUARED, o produto pode economizar recursos, melhorar o desempenho das estradas e reduzir drasticamente os custos de construção, ao mesmo tempo em que reduz o desgaste nos sistemas de vias públicas adjacentes e reduz a poluição do ar relacionada à construção. São vária soluções pensadas em promover economicidade aos contratantes. https://midwestind.com/soil-stabilization/soil-stabilization/

 

Conclusão

As duas maiores forças que movem a inovação são a necessidade ou a cobrança exercida pelo mercado e/ou regulamentações governamentais. A África do Sul se destaca em estabilização química a mais de cem anos, pois diferente do Brasil que até o presente momento era rico em oferta de solos nobres com boa viabilidade, por lá há a escassez de solos privilegiados para a infra-estrutura viária. Nos EUA a consciência ambiental acelerou o desenvolvimento destas soluções alternativas citadas acima, que já são realidade e possuem históricos de 50 anos ou mais. Hoje a necessidade está batendo na porta na maioria dos estados Brasileiros e vários paradigmas vêm sendo quebrados. Participamos de um mercado gigantesco que até então pouco olhava para grandes referências que temos mundo afora. A Ecolink se orgulha de se espelhar nestas referências e trazer para nossa população o que há de mais moderno e funcional, adequado às nossas necessidades específicas. 

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.