Passo a passo para aplicação da manta líquida
21/01/2022 | ARTIGOS AUTORAIS
Os sistemas de impermeabilização são indispensáveis para garantir a durabilidade e integridade das estruturas em uma construção. Com o tempo e sob influência das intempéries (chuvas e raios UV), os danos mais comuns são as infiltrações que causam a proliferação de fungos, mofo, descascamento e corrosão de ferragens das vigas e pilares. Para evitar esses transtornos, existem várias soluções disponíveis no mercado e a manta líquida impermeabilizante é um deles.
A impermeabilização com manta líquida é um método flexível e bastante versátil. Por isso, pode ser usado em áreas internas e externas, como lajes e coberturas. De fácil aplicação, a solução é vendida pronta para uso e deve ser aplicada direto sobre a superfície, com auxílio de trinchas ou rolos. Como todo tipo de produto, é preciso saber as suas especificidades para utilizá-lo de maneira correta e evitar problemas maiores no futuro.
onde Aplicar: É recomendado para impermeabilização de áreas molháveis (cozinha, banheiro, área de serviço), terraço, laje de cobertura, marquise, telhados, jardineira, calhas e drywall. Para laje com trânsito, deve ser aplicada com posterior proteção mecânica, revestimento ou piso.
VANTAGENS perante as mantas asfáslticas
- Fácil aplicação;
- Possui excelente elasticidade e flexibilidade;
- Versátil, aplicação em áreas internas, externas, cantos de difícil acesso
- Reflete raios solares proporcionando conforto térmico;
- Não necessita de aquecimento, maquinários pesados, equipes grandes
- Rapidez na liberação do local
- Pode ser pigmentada
- Possui ótima aderência em superfícies de concreto, argamassa e madeira, telhas cerâmicas e de fibrocimento, calhas e fachadas.
PASSO A PASSO PARA APLICAÇÃO DA MANTA LÍQUIDA
1º passo – Limpeza da superfície
Como em qualquer tipo de aplicação de sistema de impermeabilização, o primeiro passo sempre é a limpeza e regularização da superfície.
Esta etapa, por vezes, pode acabar sendo negligenciada por equipes inexperientes, contudo alguns tipos de impurezas, como por exemplo graxa e desmoldantes, podem afetar diretamente os produtos aplicados.
2º passo – Preparação para aplicação
É muito importante que a superfície que receberá a manta líquida esteja totalmente seca.
Isso significa que se houver a necessidade de lavagem da superfície é recomendado esperar que a superfície seque de maneira completa antes da da aplicação.
Em caso de lajes recém concretadas, a recomendação da maioria dos fabricantes é que se aguarde pelo menos 15 dias.
As fissuras também devem ser tratadas. No caso de cantos, rodapé e ralos, todos devem ser arredondados – processo conhecido na obra como meia-cana.
3º passo – Aplicação
A aplicação da manta líquida é feita em mais de uma demão.
O produto é comercializado em embalagens de 4 e 12kg, prontos para aplicação direta sobre a superfície com o auxílio de um rolo ou uma trincha.
A recomendação geral dos fabricantes é que a primeira demão seja diluída em água, na proporção de 10%.
A aplicação é feita com o total de 3 demãos, feitas de maneira cruzada (horizontal e vertical), com o intervalo de 3 horas entre cada demão.
Assim como em qualquer serviço na engenharia, a boa execução é fundamental para a qualidade e durabilidade dos materiais aplicados. Por ser extremamente versátil, usuários sem experiência e qualificação decidem fazer o serviço diretamente e não se atentam a todos os detalhes envolvidos em uma aplicação. Sempre consulte o boletim técnico para acessar informações mais detalhadas e especificidades que podem ser cruciais para a boa execução. A contratação de mão de obra especializada é o mais indicado para evitar retrabalhos e desperdícios. Uma boa dica caso queira executar por conta própria, busque referências (vídeos e blogs) de execuções semelhantes ao local que se pretende impermeabilizar, antes de prosseguir.