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Norma técnica que regulamenta a execução da demarcação

06/12/2021   |   ARTIGOS AUTORAIS

Norma técnica que regulamenta a execução da demarcação

Poucas pessoas sabem, mas existe uma norma técnica que regulamenta a execução da demarcação e avaliação da sinalização horizontal viária. A NBR 15405 traz as diretrizes e procedimentos para este tipo de serviço, que quando feitos com materiais de qualidade, garantem a qualidade e durabilidade da demarcação nos pavimentos.

 

Vale a pena sempre ressaltar que em qualquer tipo de serviço executado na construção civil a qualidade da execução é tão ou às vezes até mais importante que a qualidade do material utilizado. Isso ocorre porque na indústria há processos rígidos de controle de qualidade da produção, testes, amostragens que normalmente não ocorrem no campo durante a execução. Portanto, entender com mais profundidade e seguir boas práticas de execução é fundamental para a garantia de um serviço de qualidade.

 

 

Sinalização de Segurança

 

A NBR 15405 começa como requisito inicial determinando que os serviços de execução de sinalização horizontal só podem ser iniciados após a instalação de todos os elementos para uma sinalização de segurança de obra adequada a cada local de serviço. Estes elementos devem atender ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e aos manuais do órgão responsável pela via.

 

Equipamentos

 

A limpeza da superfície é uma etapa que deve ser feita com vassouras, escovas, compressores para limpeza com jato de ar ou água. A superfície que será demarcada precisa ser propriamente limpa e seca.

 

Em relação aos equipamentos utilizados: a NBR 15405 determina as máquinas para aplicação de demarcação viária (com tinta) devem ser montadas sobre veículo autopropulsor contendo os seguintes itens:

 

  • Compressor de ar com capacidade de no mínimo 20% superior à necessidade da aplicação;
  • Tanques pressurizados em aço inox;
  • Vasos de pressão contendo tampa em aço carbono 1020 e espessura mínima de ⅜”, com fechos de aço;
  • Reguladores de pressão individuais;
  • Agitadores mecânicos para homogeneização das tintas;
  • Conjunto aplicador automático;
  • Sistemas limitadores de faixa;
  • Sistema de braços suportes para pistolas;
  • Quadro de instrumentos;
  • Sistema de limpeza com solvente;
  • Dispositivos de segurança.

 

Além destes equipamentos, também são necessários termômetros, higrômetros, trena, medidor de espessura, lupa e dispositivo de coleta de resíduos.

 

Tintas

 

As tintas utilizadas na demarcação e sinalização viária devem estar de acordo com as normas brasileiras:

 

ABNT NBR 11862, Sinalização horizontal viária – Tinta à base de resina acrílica.

 

ABNT NBR 13699, Sinalização horizontal viária – Tinta à base de resina acrílica emulsionada em água.

 

A tinta, logo após a abertura do recipiente não deve apresentar sedimentos, natas ou grupos. Além disso, deve ter condições mínimas para aplicação por máquinas apropriadas e ter a consistência especificada, sem ser necessária a adição de outro aditivo.

 

Remoção da demarcação

 

Os seguintes processos são utilizados:

 

  • Lixamento: consiste em lixar a superfície com equipamento motorizado. Este método altera a textura superficial e aparência do pavimento, não sendo aplicável para pavimentos abertos.
  • Fresagem: consiste em realizar uma microfresagem para remover apenas uma fina camada do pavimento que contém demarcação, sem causar grandes desníveis. Este procedimento também não é recomendado para pavimentos abertos.
  • Queima: pode ser feita com GLP, ar comprimido e GLP ou mistura controlada de GLP e oxigênio. Estes métodos podem danificar o pavimento devido à exposição à temperatura e os resíduos da queima devem ser descartados em locais legalmente credenciados.
  • Hidrojateamento: jateamento com água sob pressão.
  • Jateamento a seco auto aspirado: jateamento com material abrasivo e simultânea sucção dos resíduos.

 

Preparação do material

 

Para realização do serviço, a tinta não pode apresentar separação de fases. Contudo, se houver sedimentação, a homogeneização deve ser fácil. Se a tinta não puder ser misturada manualmente, ela não está apta para aplicação.

 

A tinta deve ser homogeneizada antes da deposição no tanque e deve apresentar uma consistência especificada, e sempre seguindo as recomendações do fabricante. Caso haja necessidade de solventes, estes devem ser misturados previamente.

 

Preparação do terreno

 

A NBR 15405 também determina que a superfície que será demarcada precisa estar limpa e livre de sujeira, óleos, graxas ou qualquer material que possa influenciar na aderência do termoplástico no pavimento. Quando não for possível varrer ou limpar com ar comprimido, deverá haver uma limpeza complementar.

 

Em pavimentos novos, a cura deve estar completa. Em pavimentos rígidos de concreto as mesmas regras se aplicam em relação a limpeza da superfície.

 

  • Pré-marcação

Antes da aplicação da tinta é preciso realizar a pré marcação seguindo rigorosamente as cotas de projeto.  A repintura pode ser feita demarcação antiga, desde que não comprometa as cotas do projeto.

 

 

Execução da sinalização horizontal

 

Sempre que houver insuficiência de contraste, uma pintura de cor preta deve ser aplicada para proporcionar melhor visibilidade. A tinta preta também deve seguir os requisitos normativos.

 

O conjunto aplicado deve ser disposto de forma a garantir a retro reflexividade a ser medida no sentido do tráfego.

 

A execução da demarcação precisa se atentar às seguintes condições ambientais:

 

  • Temperatura ambiente igual ou superior a 10 C
  • Temperatura ambiente igual ou inferior a 40 C
  • Temperatura do pavimento superior a 3 C do ponto de orvalho
  • Não ser realizado na chuva ou com pavimento molhado.

 

Avaliação

 

A avaliação da demarcação é feita em relação a espessura, retrorrefletividade e critérios de aceitação e rejeição.

 

Em relação a espessura a avaliação é feita através de uma placa metálica e de pente medidor. A espessura da película seca aplicada deve ser medida através da massa do material sobre uma área conhecida. Essa avaliação é feita para cada 200m2 de película aplicada.

 

A retrorrefletividade é avaliada de acordo com a NBR 14723.

 

E por fim, os serviços são rejeitados se:

  • Houve falta de aderência
  • Não atender o padrão de cor
  • A espessura não atender a especificação de projeto
  • Os desvios das bordas forem superiores a 10mm
  • A largura das marcas forem diferentes do especificado
  • Os equipamentos para aplicação não atenderem às especificações
  • A retrorrefletividade não for atingir o limite mínimo
  • For utilizado material não ensaiado ou inspecionado
  • O material não acompanhar relatório técnico.

 

 

A sinalização horizontal é um serviço como qualquer outro na engenheira, onde a qualidade da execução compõe 50% da qualidade do serviço que será entregue. Os outros 50% são de responsabilidade da qualidade técnica do material, neste caso, das tintas e diluentes. As tintas também são regulamentadas através de normas assim como o serviço, e ambas as frentes tem que estar em conformidade com as normativas independente da frente de aplicação. Tanto em uma rodovia como em uma marcação de estacionamento, os mesmos critérios e cuidados devem ser aplicados para que a sinalização entregue a longevidade desejada

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