Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

Microesferas de vidro, você sabe por que são fundamentais na pavimentação viária?

21/05/2021   |   ARTIGOS AUTORAIS

Microesferas de vidro, você sabe por que são fundamentais na pavimentação viária?

Sinalização viária é um tema que merece atenção, afinal é um dos fatores que mais contribuem para a segurança das estradas. Por isso, existem produtos específicos, como as microesferas de vidro para sinalização, que exercem muito bem esta função. O nosso artigo de hoje vai te explicar no que consiste este material, e qual a sua importância para o segmento de pavimentação viária.

 

É importante dizer que a suas propriedades precisam certificar que a sinalização seja visível, mesmo que durante a noite. Por isso, quando aplicadas no chão, elas se apresentam como marcas brilhantes, capazes de refletir a luminosidade aplicadas nelas, o que atrai a atenção dos motoristas e garantem a sua segurança.

 

 

 

 

Origem e usos

Assim que foram criadas, na década de 1960, as microesferas de vidro ocas eram utilizadas na indústria de móveis e explosivos de mineração. Apesar de ter outras utilidades, como limpar áreas industriais, as microesferas de vidro têm aplicação específica na demarcação de vias.

 

As microesferas de vidro contêm algumas singularidades que as diferenciam entre os produtos comuns. Elas são capazes de limpar superfícies de componentes metálicos, deixando-as prontas para receber acabamento. Além disso, podem ser aplicadas em produtos cirúrgicos, aeroespaciais e eletroeletrônicos.

 

 

Por que utilizar microesferas de vidro?

  • Proporcionar visibilidade do material de marcação em condições úmidas e à noite (retrorreflexão);
  • Aumentar a durabilidade da sinalização viária;
  • É um meio barato de orientar o tráfego e oferecer segurança aos motoristas e aos demais.

 

 

Do que são compostas as microesferas de vidro para sinalização?

As microesferas de vidro são produzidas a partir de lâminas de vidro que, através de processos especializados, são convertidas ao formato esférico. O material é utilizado para a composição de placas de sinalização horizontal em ambientes variados, incluindo aeroportos, rodovias e garagens.

 

O sucesso de uma sinalização depende de como será feita a sua aplicação. Um dos fatores que contribuem para isso é a uniformidade do seu tamanho. É preciso, ainda, que não tenha em sua composição elementos que reduzam o seu brilho, como carbono e ferro.

 

O formato de uma microesfera de vidro é esférico. A sua densidade é elevada, e ela é marcada pela sua dureza e resistência. Quimicamente, as microesferas de vidro são formadas por material inerte, o que possibilita uma reação neutra com vários tipos de componentes.

 

A retrorreflexão é alcançada devido às microesferas de vidro que sobressaem da marcação viária e dependem de condições diferentes, por exemplo:

  • Grau de incorporação / tamanho
  • Índice de refração das microesferas
  • Quantidade de microesferas presentes e expostas aos raios de luz
  • Características forma, tamanho e superfície do grânulo
  • Qualidade

 

Após fabricadas, as microesferas de vidro são misturadas às tintas de sinalização para só então serem aplicadas nas estradas. Ao serem sobrepostas à demarcação horizontal, as partículas de vidro são unidas a sistemas de tintas, termoplásticos ou termofixos, que garantem retorno da luz dos faróis durante as viagens noturnas, e aumenta a segurança nas estradas.

 

Contudo, esses materiais são encontrados apenas em estabelecimentos especializados, que possuem equipamentos e know how para entregar o que há de melhor e mais moderno no segmento.

 

As microesferas de vidro para sinalização devem seguir normas e padrões para garantir a sua qualidade. A Ecolink Solutions conta com um rigoroso sistema de Gestão de Qualidade para garantir que as microesferas distribuídas por nós atendam a todas as exigências normativas e padronização do produto fornecido.

 

 

Tipos de microesferas de vidro

 

Tipo I-A:

São aplicadas ao mesmo tempo em que as massas termoplásticas, e ficam alojadas na parte interna da película aplicada. A sua retrorrefletividade é notada somente quando há um desgaste dessa película, dando visibilidade às microesferas. Isso acontece naturalmente conforme há tráfego nas estradas.

 

Tipo IB (PREMIX):

É misturada à tinta ainda na lata, antes de iniciar a aplicação, o que garante a sua grande capacidade de refletividade. Outra característica deste tipo é o seu rendimento, que varia entre 200 e 220 g/l por lata de tinta.

 

Tipo II-A (DROP-ON ou DG-12):

É usada juntamente com a tinta de sinalização viária e conta com duas formas de aplicação: por aspersão ou manualmente. Quando se opta pela forma manual, é preciso que a sua aplicação sobre a tinta seja feita logo após a pintura, cuidado que irá garantir a sua refletividade e durabilidade.

 

Tipo II-B:

Tem formato irregular, e onde é aplicada tem ação antiderrapante. É composta em sílica, seu processo passa por um tratamento hidrofugante que repele a água. Como este tipo não absorve umidade, ele permanece aderido à película aplicada, o que mantem as suas propriedades.

 

Tipo II-C:

Tem propriedades iguais às do Tipo II-A, no entanto, conta com retrorrefletividade maior, pois as suas microesferas são maiores.

 

 

Como decidir?

São muitas opções, não é mesmo? Mas saiba que cada uma delas deve ser utilizada conforme o objetivo do projeto. Na prática, é comum que sejam escolhidas duas, a Tipo 1-B, mais conhecida como PREMIX, e a Tipo II-A, conhecida por DROP-ON.

 

Inclusive esses dois tipos possuem um ponto comum, que é a sua durabilidade, ambas variam entre três a cinco anos. No entanto, este período é assegurado apenas pelas empresas que obedecem às normas da ABNT, por isso quando for adquirir este material observe se a que você está escolhendo uma que segue o regulamento, como a Ecolink.

 

 

Conclusão

Como dissemos, as microesferas de vidro agem como se fossem lentes que absorvem a luminosidade emitida pelos faróis de veículos, e a reflete em direção ao condutor. O seu uso é fundamental para a sinalização viária, para que haja segurança para todos que trafegam nas vias. Além disso, a aplicação pode ser feita tanto de forma manual, como por meio de máquinas viárias.

 

Ecolink Solutions é distribuidora exclusiva no Centro-Oeste da empresa GrupoMicroesfera  presente no mercado da sinalização viária já a mais de 10 anos, com excelência no atendimento, comprometimento com prazos e entrega conforme as necessidades do cliente.

 

Você conhecia todas as propriedades das microesferas de vidros? Precisa comprar Tinta ou Microesferas? Não hesite em nos procurar!

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.