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Imprimação de bases viárias: Evolução Tecnológica, Boas Práticas e a Solução Patenteada no Brasil IS-20

09/06/2025   |   ARTIGOS AUTORAIS

Imprimação de bases viárias: Evolução Tecnológica, Boas Práticas e a Solução Patenteada no Brasil IS-20

A imprimação é uma etapa extremamente importante da pavimentação e que, quando negligenciada, compromete o desempenho e a vida útil de todo o pavimento. Seus principais objetivos são:

 

1. Impermeabilização 

Proporciona proteção contra infiltração de água de chuva entre o término da base em todo o perímetro da obra e a aplicação da capa asfáltica.

 

2. Estabilização da superfície

  • A emulsão penetra nos vazios superficiais da base, ligando partículas soltas e criando uma superfície coesa.
  • Isso evita o levante de materiais durante a aplicação da camada superior e reduz a geração de finos durante o tráfego de obras.

 

3. Redução de pó e desgaste superficial

  • A camada de emulsão reduz a emissão de poeira e evita o desagregamento da base por ação do vento ou passagem de veículos leves.
  1. Aumento da vida útil estrutural
  • Ao criar uma interface contínua e protegida, a imprimação contribui para a durabilidade do sistema de pavimento, reduzindo infiltrações que poderiam comprometer a base ao longo do tempo.

 

Tradicionalmente, entre os anos de 1950 e 1960 esse papel era cumprido por asfaltos diluídos com solventes pesados — como o CM-30 — que, apesar da boa penetração, possuem elevada toxicidade ambiental e risco operacional. A evolução das tecnologias de pavimentação trouxe as emulsões asfálticas de imprimação (EAIs) em 1990 e, mais recentemente, as emulsões poliméricas de imprimação (EPIs), como alternativas mais seguras, muito mais econômicas, muito mais sustentáveis e tecnicamente equivalentes.



No entanto, diferentemente dos ADPs (asfaltos diluídos), as emulsões são produtos dispersos em água e, por isso, demandam uma preparação mais criteriosa da base para garantir ancoragem e penetração adequadas e similares aos resultados do CM-30. Isso não representa uma desvantagem, mas sim uma mudança de paradigma: com boas práticas bem aplicadas, as emulsões oferecem o mesmo desempenho técnico — com ganhos econômicos e ambientais extremamente relevantes.



Este artigo apresenta as melhores práticas para imprimação com emulsões, baseadas em experiência de campo e normativas, e também destaca os avanços tecnológicos que culminaram na criação do IS-20 — a emulsão polimérica de imprimação patenteada pela Ecolink no Brasil. Estas emulsões não-asfálticas estão presentes desde a década de 90 nos EUA. 

 

Boas práticas de campo = 50% responsável pelo sucesso da operação 

 

 

1️⃣ Acabamento da Base

O acabamento final deve ser executado com a lâmina da motoniveladora poucas horas antes da imprimação. Esse processo remove ondulações, marcas do rolo-pé-de-carneiro e excesso de finos soltos, que devem ser empurrados para as laterais da pista.


Após o acabamento, aplique um banho leve de água com o caminhão pipa para manter a umidade da base até a aplicação da emulsão — especialmente em dias quentes. Quando disponível, o rolo liso deve finalizar o acabamento, selando os finos e aumentando a tensão superficial da base.

 

 

2️⃣ Limpeza da Superfície

Contaminantes e partículas soltas comprometem a aderência de qualquer produto de cobertura. A limpeza da pista deve ser feita imediatamente antes da imprimação, com vassouras mecânicas e sopradores industriais, garantindo a remoção de partículas finas.

 

 

3️⃣ Umidificação Controlada da Superfície

Bases levemente umedecidas favorecem a percolação da emulsão entre a composição granular. Evite o encharcamento — o ideal é umedecer de forma que toda a superfície fique visivelmente úmida, sem formação de poças.

 

 

4️⃣ Regulagem do Espargidor: Pressão, Taxa e Velocidade

A aplicação correta depende de três pilares:

- Pressão da bomba: deve formar um leque fino, contínuo e quase transparente. Caso a pressão não esteja sendo atingida, fechar o registro de recirculação pode ajudar. Esta é a etapa mais negligenciada em campo. Assim como na aplicação das tintas rodoviárias, a boa ancoragem depende de energia de lançamento da bomba aspersora.

- Taxa de aplicação: entre 0,8 e 1,6 L/m² conforme DNIT 144/2014-ES, ajustada à granulometria da base, que será o maior determinante para a adoção da taxa. Escorrimento indica taxa excessiva e desperdício.

- Velocidade do caminhão: o mais indicado é segunda marcha e giro alto no motor, tanto do caminhão quanto da bomba. Realize ensaios para calibragem ideal.

 

 

5️⃣ Ensaio de Verificação da Taxa de Aplicação

Posicione bandejas na pista para coletar emulsão. Após cura total, pese e calcule a taxa com base na massa da emulsão curada. Frequência recomendada: uma verificação a cada 300 metros de faixa imprimada.

 

 

6️⃣ Cura e Proteção Pós-Aplicação

A emulsão deve secar completamente antes de qualquer tráfego. Para o IS-20, o tempo de cura total é de 24 horas. Evite tráfego durante esse período e, se inevitável, restrinja a trechos retos e evite curvas ou frenagens. O arraste dos pneus em curvas fechadas remove qualquer material de imprimação, especialmente pneus com cravos altos. 

 

 

🚀 IS-20: A Inovação Patenteada da Ecolink em Imprimação

Todos os passos acima garantem a eficiência das emulsões. Mas a Ecolink e o IS-20 vão além. Com 8 anos de histórico de utilização e imprimação em todos os tipos de composições granulares de bases, entendemos que cada obra e equipamento demandam atenções específicas, e que o suporte e apoio técnico na obra são fundamentais para que a instrução chegue até a ponta e garanta a operação. Equipamentos espargidores são os mais negligenciados com relação a limpeza e manutenções preventivas em obras de infra-estrutura. As perdas são enormes quando este fator é ignorado. Por isso, além de todos os instrutivos gratuitos que divulgamos a anos, fazemos questão de estar junto com o cliente em suas primeiras aplicações, entregando valor e mais economia sem custos aos nossos clientes.

 


Ao seguir as boas práticas descritas neste artigo, o IS-20 entrega o máximo de desempenho e com ZERO desperdício — uma verdadeira revolução na imprimação de bases viárias.

 

📞 Quer entender como aplicar a IS-20 no seu projeto? Nosso time técnico está pronto para ajudar. Entre em contato e receba orientações completas de aplicação, dosagens e suporte de campo.

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