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Dimensionamento de pavimentos: Por que é tão importante?

02/05/2022   |   ARTIGOS AUTORAIS

Dimensionamento de pavimentos: Por que é tão importante?

Um pavimento é composto por diversas camadas que são sobrepostas respeitando a cota final (grade) da terraplanagem, para suportar o peso do tráfego de veículos e os efeitos do clima. Seu planejamento é importante porque garante que a execução tenha as condições ideais de conforto de rolamento, segurança e viabilidade . 

 

Em um país em que a maioria do escoamento da produção é feita pela malha viária, ter pavimentos de qualidade e com capacidade é fundamental, por isso, dimensionar o pavimento é um dos principais fatores deste processo. Essa determinação é feita a partir do tipo de material utilizado e da sua respectiva capacidade de suporte natural. Sabendo disso, preparamos este artigo especialmente para tratar deste tema que é tão mencionado em nosso dia-a-dia de campo e execução de obras.

 

 

Conceito

Dimensionamento é o nome dado à etapa que delimita a espessura e os materiais usados para compor as camadas do pavimento. Esse estudo é feito para responder a alguns questionamentos: Como o material pode reagir às variações climáticas, à temperatura e ao tráfego de veículos pesados? 

Dimensionar é, na verdade, prever o pavimento para suportar as cargas e oferecer desempenho satisfatório aos veículos. 

 

 

Etapas

Um projeto de pavimentação envolve várias etapas. Logo de início deve-se estudar os diferentes tipos de pavimento, bem como a sua viabilidade técnica e econômica. Com os resultados em mãos, será possível definir e dimensionar a estrutura do pavimento, assim como serão suas etapas de execução. 

Neste momento, são feitos cálculos para verificar se o nível de tensão/ deformação suportado será o suficiente para suportar o tráfego, que deve ser levantado com base em pesquisa na região utilizando as metodologias presentes nas normativas.

Logo depois são definidos:

  • A execução da estrutura em uma única etapa;
  • A execução da estrutura em etapas sucessivas; 
  • A vida útil para a estratégia de dimensionamento escolhida;
  • A carga prevista de tráfego futuro;
  • A disponibilidade de materiais de construção;
  • O processo mais adequado de execução da obra. 

 

Metodologia

 

Estratégia de dimensionamento

Algumas das vezes, com apenas uma etapa não será possível concluir o projeto, momento em que se considera realizá-lo em duas etapas. Isso ocorre quando: 

 

  • É esperada uma capacidade de absorção homogênea dos esforços pela sub base/base, mesmo com índices pluviométricos elevados; 
  • For definida uma estrutura do pavimento (base/sub-base) que leve a uma boa distribuição de carga no subleito; 
  • A rodovia receber o carregamento do tráfego de forma gradual, atingindo o máximo somente na segunda etapa;
  • Houver aceitação de restrições de tráfego para os usuários. 

Mas, é válido ressaltar que somente pavimentos flexíveis possibilitam essa divisão. Por isso, quando forem esperados processos de recalque posteriores na sub-base/base e/ou em camadas de misturas asfálticas (binder e revestimento) e que possam causar grandes irregularidades de superfície, longitudinais e transversais, estas serão eliminadas na segunda etapa da construção. 

 

Como definir como será feito o dimensionamento? 

Na escolha do método de dimensionamento deverão ser consideradas:

  • As condições locais, os aspectos técnicos e econômicos, bem como as condições ambientais;
  • Materiais de construção existentes no local; 
  • Particularidades condicionadas à utilização, como por exemplo, em regiões urbanas;
  • Direção do tráfego durante a obra. 

Todas essas informações deverão estar inseridas no projeto, afinal é neste documento que estarão contidos os dados para as tomadas de decisão do empreendimento, as demandas, as possibilidades financeiras, as exigências legais e a normalização vigente.

 

 

Execução 

Como dissemos, o dimensionamento da estrutura do pavimento é executado com base nas normas e metodologias vigentes, ainda que existam outras formas não oficiais. Mas, caso isso ocorra, tais escolhas devem ser amplamente explicadas. 

Para a estimativa do modo construtivo mais vantajoso e sua avaliação na fase de anteprojeto, são necessários, entre outros, os seguintes conhecimentos: − localização de jazidas de materiais adequados à construção; − distância de transporte até a obra; − armazenamentos intermediários e possibilidade de processamento no local. 

Caso queira saber mais sobre esta etapa no projeto, temos um artigo falando especialmente sobre ela. 

 

 

Conclusão 

 Dimensionar um pavimento vai muito além de rodar um programa de cálculo de tensões e levantar as angulações e traçado da pista. Envolve um estudo de viabilidade completo que passa por diversas etapas e considera as soluções mais interessantes economicamente para atender a demanda daquela obra. A engenharia de pavimentação é ampla justamente para que as possibilidades de execução sejam aumentadas e as Distâncias de Transporte (DT) sejam minimizadas, otimizando recursos para alcançar a máxima viabilidade, só assim os projetos serão tirados do papel e colocados em prática beneficiando milhares de usuários, sempre provendo segurança e previsibilidade nas vias.

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