Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

Como otimizar processos industriais com o Lean Manufacturing

18/06/2021   |   ARTIGOS AUTORAIS

Como otimizar processos industriais com o Lean Manufacturing

É muito comum vermos grandes indústrias, a nível mundial, que após mudarem completamente a forma como produziam conseguiram otimizar todo o seu processo. Como será que elas obtiveram sucesso?

 

A explicação está em um único conceito: Lean Manufacturing! No Brasil, é conhecida também como Manufatura Enxuta. Lembra que falamos de um tema parecido recentemente? No nosso último artigo aqui no blog nós abordamos o Lean Office, a mesma metodologia, só que aplicada aos escritórios, você já conferiu este material?

 

 

Leia também:  Metodologia Lean Office para negócios enxutos e produtos

Então, voltando ao assunto do sucesso das grandes fábricas, elas souberam implementar com êxito esse conceito que já revolucionou negócios de todos os segmentos.

 

O Sistema Enxuto de Manufatura ou Lean Manufacturing nasceu no Japão, ainda na década de 50, e foi responsável por mudar o rumo da história de uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, a Toyota.

 

Trabalhando diariamente a fim de eliminar atividades que não trouxessem valor ao seu processo, a empresa se tornou a principal referência de empresa enxuta no mundo.

 

Por isso, o foco é na criação de técnicas para que a indústria identifique e elimine desperdícios. Uma linha de produção precisa garantir o máximo de eficiência para a indústria.

 

Lean Manufacturing pode auxiliar em questões como redução de produtividade e qualidade, falta de processos bem definidos, e evitar que imprevistos peguem as equipes de surpresa.

 

Bem, nós da Ecolink tomamos ciência dos benefícios destas ferramentas e estamos trabalhando com elas há mais de um ano! Implantamos ações de melhoria contínua em nossa rotina, por meio de processos padronizados, cultura empresarial focada em eficiência e otimização de recursos. Todos esses procedimentos trouxeram impactos positivos em toda a nossa cadeia de negócios.

 

 

O que é desperdício?

Você sabe o que é considerado desperdício dentro dessa filosofia? Desperdício é definido como qualquer prática que não ofereça valor ao cliente. Um estudo da Lean Enterprise Research Center (LERC) mostrou que 60% das ações executadas em uma indústria se encaixam neste cenário.

 

Se, por um lado este número é muito alto, ao mesmo tempo oferece um amplo leque para que as indústrias melhorem seus processos com metodologias como o Sistema Enxuto de Manufatura, e consigam obter produtos de qualidade superior com custos reduzidos.

 

 

Qual o objetivo do Lean Manufacturing?

A Manufatura Enxuta ou Lean Manufacturing é o guia para empresas que querem crescer se baseando em:

  • Melhoria contínua;
  • Redução de custos;
  • Agilidade na produção;
  • Maior capacidade produtiva;
  • Melhorias do ambiente de trabalho para os funcionários.

 

No entanto, para que seja possível alcançar todos esses resultados é preciso respeitar os cinco princípios da manufatura enxuta:

 

Valor

Diferentemente do preço, o cliente é o responsável por definir o valor de um produto, e essa significação é fruto de uma combinação de diversos fatores.

 

Fluxo de valor

É definido como a junção das ações cruciais para o processo de fabricação de um produto, desde a matéria-prima até chegar ao cliente. Envolve, ainda, as etapas relacionadas ao projeto. Assim, será possível que as lideranças visualizem o processo como um todo, com a finalidade de:

  • Reconhecer de onde vêm os desperdícios;
  • Padronizar a linguagem para destrinchar e discutir processos;
  • Incluir técnicas e conceitos lean na rotina da empresa;
  • Fundamentar o plano de implementação enxuta;
  • Entender a ligação entre os fluxos de informação e de material,
  • Descrever qualitativamente como a indústria deve operar para gerar o fluxo.

 

Fluxo contínuo

O fluxo contínuo possibilita reduzir a espera das atividades e do nível de estoque. A produção é realizada conforme a demanda e são adotadas melhorias com a finalidade de diminuir a quantidade de etapas, bem como de custos, tempo e esforços desnecessários.

 

Nesta etapa a nossa atenção deve se voltar não apenas para a melhoria como para a simplificação do que é produzido nas indústrias, o que é um desafio pois as paradas são muito comuns neste segmento.

 

Com um fluxo contínuo você terá uma produção mais rápida, com menos esperas e com menor nível de estoques.

 

Produção puxada

Neste método de controle da produção o excesso de estoque é desnecessário. Por isso é preciso monitorar a quantidade de itens armazenados, além de ter em mãos informações suficientes para tomar decisões como quando e como determinado produto deve ser fabricado.

 

A produção puxada é o oposto da produção empurrada e, quando bem implantada, gera uma enorme redução dos níveis de estoque de produtos acabados, produtos em processo e matérias-primas.

 

Aqui o foco é em extinguir o excesso na produção e priorizar apenas o que é de valor para os clientes.

 

Perfeição

Considerando o princípio da melhoria contínua, o sistema Lean Manufacturing prevê a mudança da cultura produtiva da indústria, mantendo-a a mais enxuta possível em todos os níveis de produção.

 

Buscar melhoria contínua deve ser o orientador para todos os departamentos da empresa, para que tenha produtos de qualidade cada vez melhores, com menor custo, maior valor agregado e que tornem o seu negócio uma referência do mercado.

 

 

Como conciliar automação e Lean Manufacturing?

No Sistema Enxuto de Manufatura, a automação é uma grande aliada. Atualmente já existem recursos para que as próprias máquinas identifiquem anormalidades na produção e interrompam o processo até que a questão seja solucionada.  A automação pode agir em cinco frentes diferentes:

  1. Detecção da falha;
  2. Interrupção;
  3. Correção ou conserto da anormalidade;
  4. Investigação de sua origem,
  5. Definição de ações para evitar que o incidente se repita.

 

As fábricas inteligentes criaram formas de obter maiores informações sobre os clientes e suas necessidades. Agora é possível entender o que é importante para eles, como se comportam, e o que os produtos devem conter, além de inúmeros outros dados que estão intrinsecamente ligadas aos cinco princípios do Lean, que já mencionamos anteriormente.

 

 

Conclusão

É preciso diferenciar a metodologia Lean de outras como Just in Time e de ferramentas como Kaizen e Kanban. O Lean Manufacturing é mais amplo e utiliza todos esses conceitos para entregar o maior valor possível com o menor desperdício possível, seja de recurso ou tempo.

 

É preciso que as empresas implantem a cultura Lean com os colaboradores e que preparem o ambiente. Elas devem disseminar o conceito de Lean Manufacturing, bem como os seus benefícios, procurando aproximar todos da nova ferramenta, por meio de treinamentos e deixando bem claro o papel de cada um para que a indústria alcance os objetivos. Por isso o engajamento deve acontecer em todos os níveis, desde a alta direção até o chão de fábrica.

 

Este artigo foi útil para que você entendesse como Como otimizar processos industriais com o Lean Manufacturing?  Compartilhe este post em suas redes sociais e contribua para que mais pessoas entendam mais sobre este processo.

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.