Barragens de terra: terceirize para especialistas. Economize milhares e sem correr riscos
06/12/2022 | ARTIGOS AUTORAIS
Já não é novidade que devemos utilizar os recursos naturais de forma consciente e sermos ativos em sua preservação. Quando falamos da água, então, isso se torna ainda mais latente. Grande parte das nascentes estão localizadas dentro de propriedades rurais, e tem suas águas utilizadas para as próprias atividades do produtor rural.
Dependendo da atividade que o produtor deseja praticar, para que ela seja conduzida de forma eficiente, torna-se necessário construir uma barragem. No artigo de hoje vamos falar do tipo de barragem que é a mais econômica para se construir, a de terra.
Barragens de Terra
Barragem de terra é um tipo de barragem mais simples, porém de grande volume, pois funciona pelo peso do aterro, que pode ser de terra homogênea ou de terra zoneada (do próprio local). É construída, geralmente, transversal ao fluxo de um curso d’água, de modo que permita a formação de um reservatório artificial.
Desde a antiguidade, barragens de terra foram feitas para o armazenamento de água e para os mais diversos usos, como consumo humano e irrigação.
Este tipo de dispositivo pode atender a diversos objetivos:
- Abastecer comunidades locais, irrigações
- Pisciculturas
- Criatórios de animais (bovinos, equídeos, aves), entre outros;
- Possibilitar a instalação de rodas d’água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanques-rede; entre outras.
É importante dizer também que a barragem precisa resistir ao deslizamento e tombamento e a percolação da água por entre os vazios, impedindo vazamentos.
Construir uma barragem não é uma tarefa simples. Isso porque é necessário cumprir uma série de requisitos da legislação ambiental, entender quais são os elementos que a constituem e estudar o local em que será construída para que seja feita com segurança.
Vale a pena construir barragens de terra?
Assim como quase tudo, investir em barragens de terra tem as suas vantagens e desvantagens. Entre os pontos positivos podemos destacar a possibilidade de utilizar materiais naturais locais, a simplicidade dos projetos, requisitos para a fundação menos exigentes que os de outras barragens e a resistência ao assentamento a movimentos.
Por outro lado, em relação às desvantagens, é necessário pontuar que este tipo de barragem pode ser danificada ou destruída mais facilmente pela corrente de água que passa por ela ou que bate nela, a integridade estrutural fraca se não compactada adequadamente durante a construção e o fato de requererem manutenção contínua.
Riscos
Pela quantidade de massa que armazenam, barragens são estruturas com certo risco de causar grandes danos às vidas e propriedades em caso de rompimento. Mesmo com planejamento para reduzir os riscos e prever possíveis problemas, o produtor jamais estará completamente isento de riscos.
Falta de manutenção e projetos mal elaborados já resultaram em grandes catástrofes com barragens, até mesmo no Brasil. Os mais conhecidos aconteceram em Minas Gerais, o de Mariana, em 2015, e o de Brumadinho, em 2019. Por isso, é fundamental conhecer os principais eventos associados a rupturas e antecipar as ações que devem ser tomadas para diminuir as chances de ocorrência de desastres. Isso é possível quando você conta com uma equipe especializada e técnica.
Conclusão
Para que uma barragem de terra seja de fato eficiente e principalmente segura, é preciso que os produtores rurais tenham ciência de que a sua construção não se refere apenas a um amontoado de terra, ou seja, uma pequena barragem de terra é uma construção planejada pautada em conhecimentos técnicos e aspectos legais. Terceirizar essa responsabilidade para especialistas do setor pode parecer um custo caro, quando na realidade deve ser reconhecido como um investimento para a vida. Essa é uma das frentes que mais vemos produtores passarem apuros e prejuízos por terem optado pelo barato que sai caro. Os estabilizantes químicos são ótimos aliados para que o solo da própria propriedade possa ser utilizado com ótima capacidade de suporte e baixíssima permeabilidade, que é o que se deseja para barragens de qualquer porte. Os estudos preliminares em campo são primordiais para a escolha do melhor custo benefício e só essa ação pode economizar alguns milhares de reais em comparação a conduzir a obra por conta e risco próprio.