Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

A nova infraestrutura rural aplicada a pecuária. Mais lucratividade para o agronegócio

25/11/2022   |   ARTIGOS AUTORAIS

A nova infraestrutura rural aplicada a pecuária. Mais lucratividade para o agronegócio

Diariamente ouvimos falar da importância da atividade agropecuária para a composição do PIB brasileiro, e isso não é atoa. A pecuária bovina de corte, por exemplo, saltou de 8,4% para 10% dessa composição entre os anos  2019 e 2020. A estimativa é que o País conte com mais de 215 milhões de cabeças de gado espalhadas, principalmente, na região Centro-Oeste. 

 

Grande parte dessa produção é exportada e tem como principais compradores países como China, o Chile, e os Estados Unidos, e representa  um ganho estimado de 6 bilhões de reais por ano, exigindo dos criadores estarem cada vez mais interligados ao meio industrial e mais dependentes das transformações nas técnicas e nos recursos tecnológicos. Todos esses ganhos foram possíveis graças a crescente adoção de tecnologias pelos produtores rurais, especialmente nos eixos de alimentação, genética, manejo e saúde animal. 

 

É justamente sobre esta importante atividade econômica que vamos tratar no nosso artigo de hoje. 

 

 

Práticas de criação 

Olhando pelo lado de manejo e gestão, a pecuária passa por constante evolução, migrando para uma atividade cada vez mais profissional, alinhada com preceitos de bem-estar animal e segura do ponto de vista sanitário.

 

Para suportar o aumento da demanda, foi preciso aumentar a produtividade, que não seria possível sem fatores como redução da mortalidade dos animais, ganho de peso, aumento da natalidade, além da considerável redução da idade ao abate, com forte melhora nos índices de desfrute do rebanho, evoluindo de aproximadamente 15% para até 25%. 

 

Mas o que mudou para isso acontecer? Houve avanços também na alimentação e suplementação do rebanho, com melhoramento das pastagens existentes, pesquisa cientifica, e até mesmo com práticas como semi-confinamento e confinamento. Todas práticas essenciais para o incremento da qualidade da carne brasileira. 

 

Outro divisor de águas foi a preocupação com a saúde animal, aspecto fundamental para uma boa produção pecuária, tanto na qualidade quanto na quantidade. Isso engloba ações de prevenção, planejamento e cuidados com a qualidade de vida dos rebanhos, para que produção seja maior e melhor.

 

A incidência de males como febre aftosa, mal da vaca louca e gripe aviária causa prejuízos ao comércio mundial e preocupação à saúde pública, além de evidenciarem a importância do cuidado com a saúde animal. A saída foi encontrar formas para que isso acontecesse o mínimo possível. 

 

 

Avanços econômicos

No ano passado, a Câmara de Deputados aprovou a Lei 14.130/21 que criou a  modalidade de fundo de investimento para agronegócio, cujo objetivo é criar instrumentos no mercado de capitais para financiar a produção agropecuária. 

 

O novo tipo de fundo permite que investidores nacionais e estrangeiros invistam no setor através de aplicações em ativos do agronegócio (como títulos de crédito ou de securitização emitidos por empresas de cadeias produtivas agroindustriais) ou compra de propriedades, que poderão ser depois arrendadas ou vendidas a produtores. (Fonte: Agência Câmara de Notícias). 

 

Para ter acesso a tais investimentos, o produtor passa por uma série de fiscalizações para garantir a qualidade do seu produto e ausência de doenças, para certificar que cumpram os requisitos de comercialização. 

 

 

Conclusão

A visão empresarial, a revolução digital, o advento das novas gerações de produtores rurais e a adoção de boas práticas agropecuárias modernizaram a gestão, elevando ganhos, equilibrando riscos e tratando corretamente questões legais de ordem trabalhista, fiscal e ambiental.


A agropecuária assim como qualquer outro setor, a cada ano fica mais competitiva, com consumidores mais exigentes e novos entrantes no segmento. O produtor rural vem modernizando toda a sua operação e a infraestrutura que abastece e oferece a estrutura necessária também deve acompanhar estes avanços. Hoje graças ao estabilizante químico é possível viabilizar vias de acesso, aterros, barragens, platôs para construção de novos confinamento ou reformas. A realização destes serviços não são simplistas e o acompanhamento de profissionais da área é o que irá garantir primeiramente a qualidade esperada, a boa execução com rapidez e economicidade eliminando desperdícios. A infraestrutura rural está avançando a passos largos e o produtor que não se atualizar pode acabar perdendo lucratividade e espaço no mercado.

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.