Seja Nosso Representante
Como Chegar!
SAC
Fale agora com um consultor!

A força do agronegócio brasileiro

08/06/2022   |   ARTIGOS AUTORAIS

A força do agronegócio brasileiro

É comum ouvirmos o quanto o agronegócio tem influência na economia brasileira. O que é uma verdade, tanto que, no ano passado, as nossas exportações bateram recorde. Na última divulgação o setor representava 27,4% do Produto Interno bruto (PIB) brasileiro, a maior taxa desde 2004.

 

Além disso, só no ano passado, registrou aumento de 8,31%, segundo calculou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP) em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). 

 

Vários fatores contribuem para que a balança fique positiva. O clima favorável, as chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda água doce do planeta possibilitam o cultivo de grande variedade de produtos agrícolas, gerando um cenário eficiente e competitivo mundialmente.

 

A produção agrícola não é vista apenas nos nossos pratos, envolve toda uma cadeia da economia. Produtores rurais, fabricantes de maquinário, nutricionistas, veterinários, área de logística, chegando até os comerciantes e ao consumidor. Todos contribuem para tamanha influência.  

 

Já pensou em quantos empregos são gerados? O agro é responsável por manter a economia de cidades inteiras girando. De acordo com o último Censo Agro divulgado pelo IBGE, são mais de 15 milhões de brasileiros trabalhando na cadeia do agronegócio.

 

 

Qual a importância do agronegócio brasileiro? 

 As atividades rurais vêm ganhando cada vez mais destaques devido a sua capacidade de produtividade, geração de emprego e impacto sobre a vida de milhões de famílias. Seus números vêm aumentando com o passar dos anos, assim como o seu desempenho. Notou-se que a capacidade de produção agrícola superou a industrial.

Um desafio crucial é a consolidação de empresas de capital doméstico ao longo das cadeias produtivas do agronegócio feito no Brasil, em superação à crescente hegemonia das multinacionais estrangeiras.

 

 

Como está posicionado o agronegócio no Centro-Oeste? 

Com o passar dos anos a região Centro-Oeste vem se posicionando como o celeiro do Brasil, produzindo tanto para o mercado doméstico quanto o internacional e representa o setor mais importante da agricultura da região. Entre os produtos mais importantes estão a soja e milho, além da criação de gado bovino de corte.

 

Ações como incentivo a investimentos em tecnologia, principalmente nas propriedades de produção tradicional, destinação de recursos na compra de maquinários e insumos agrícolas, e, principalmente com a adoção de profissionais especializados são os principais pilares desse crescimento. Assim, o processo de modernização intensiva da área rural propiciou o desenvolvimento do agronegócio e da economia da região.

 

O agronegócio na região central do Brasil movimenta milhões de reais na economia. Em 2020 foram exportadas 82 milhões de toneladas de soja. E não só de grãos e pecuária vive a região. O Centro-Oeste também é um grande produtor de florestas, cana-de-açúcar, feijão e algodão herbáceo, entre outros. 

 

 

Conclusão 

Observamos no artigo de hoje a potência do agronegócio brasileiro. E a tendência é que a produção agrícola brasileira aumente cada vez mais. Para isso, ter empresas que atendam o segmento é fundamental. A Ecolink Solutions possui soluções que atendem as necessidades específicas de produtor rural no que diz respeito a infraestrutura. Soluções para confinamentos, vias vicinais e barragens de terra, sempre com apelo ecológico e a melhor viabilidade, proporcionando entregas de baixo custo e alto valor agregado para o agronegócio que carece que boas soluções para a infra como um todo. Contate-nos e se surpreenda.

A Ecolink Solutions utiliza cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.